CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

'Irmãs do Vale': mulheres vestidas de freiras querem legalizar o consumo de cannabis no México

Elas também estão presentes nos Estados Unidos, onde mais de vinte estados já legalizaram o uso recreativo de maconha

O Liberal
fonte

Um grupo de mulheres adeptas de um movimento internacional chamado 'Irmãs do Vale', fundado em 2014, tem chamado a atenção por espalhar o que chamam de "o evangelho do poder de cura da cannabis' e defender a legalização de seu consumo no México. Sem ligação com qualquer instituição religiosa, as cinco mulheres se vestem de freiras, com o objetivo de chamar a atenção do público e quebrar o estigma de que a planta é contra os ideais da Igreja Católica.

VEJA MAIS

image Snoop Dogg parou de fumar maconha: “Respeitem minha privacidade”; anúncio gera repercussão
Aos 52 anos, rapper tomou a decisão após conversas com a família; cantor chegou a fumar de 75 a 150 cigarros de maconha por dia

image Nos EUA, direito ao aborto e regulamentação da maconha são aprovados em Ohio
Estado proibia qualquer interrupção na gravidez mesmo em casos de estupro e incesto

As irmãs dizem se inspirar em um movimento espiritual medieval denominado Beguines, que era composto inteiramente de mulheres solteiras que dedicavam à espiritualidade, escolaridade e caridade, sem, contudo, fazer votos religiosas como as freiras católicas.

Elas alegam que ao legalizar o consumo da cannabis, o narcotráfico ficará enfraquecido, reduzindo a violência que a guerra às drogas trouxe ao México. As cinco mulheres cultivam e preparam a cannabis para consumo em uma localização secreta, para evitar a ameaça dos narcotraficantes e chantagens das autoridades locais. Com isso, elas faturam cerca de US$ 10 mil por ano.

image Apê do Tráfico: maconha, crack, cocaína e armas são encontrados em apartamento abandonado
No flagrante, os agentes da polícia foram recebidos com disparos de arma de fogo

image STJ concede permissão para cultivo doméstico de maconha com fins medicinais
Decisão dá salvo-conduto a pacientes para cultivar a planta sem o risco de enfrentar acusações relacionadas ao tráfico de drogas

Nas redes sociais, o grupo publica fotos da plantação, de workshops e de eventos relacionados à planta, sempre tomando cuidado para esconder sua localização. Em entrevista à agência de notícias Reuters, as ativistas declararam que a imagem de uma freira fumando cannabis é mais um "ato de rebelião" no país. 

"A Irmandade está num contexto totalmente diferente aqui no México, por causa do quão religioso o país é e por causa dos laços da planta com cartéis", declarou uma das integrantes, identificada apenas como "Irmã Bernadet". Ela é homeopata por profissão e afirma que costuma prescrever cannabis para pacientes com câncer, dores corporais e insônia.

O movimento "Irmãs do Vale" também está presente nos Estados Unidos, onde mais de vinte estados já legalizaram o uso recreativo de maconha.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO