CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Nos EUA, direito ao aborto e regulamentação da maconha são aprovados em Ohio

Estado proibia qualquer interrupção na gravidez mesmo em casos de estupro e incesto

Carolina Mota

Na última terça-feira (07), eleitores de Ohio conseguiram aprovar o direito ao aborto na Constituição do estado por meio de uma emenda, com 55% dos votos. No plebiscito, a regulamentação da maconha também foi aprovada. Com isso, Ohio se une ao grupo de sete estados (progressistas e conservadores) que possuem na constituição o direito à interrupção da gravidez.

VEJA MAIS

image Kansas mantém direito ao aborto após decisão da Suprema Corte dos EUA
Consulta popular tem mais de 60% dos votos contra emenda que facilitava a proibição do procedimento

image Número de caixas para entrega de bebês aumentam nos EUA em meio a discussões sobre aborto
Movimento criado por ativistas antiaborto é apoiado, inclusive, pela direita religiosa

A um ano das eleições presidenciais americanas, as aprovações são consideradas vitórias para os democratas, mesmo que o estado seja governado por republicanos, o que pode dar um "norte" sobre as intenções de voto na região. O presidente americano Joe Biden, candidato à reeleição, celebrou o resultado e aproveitou a oportunidade para pedir doações para a campanha. "Esta noite a democracia venceu, e os trumpistas perderam. Os eleitores votam. As pesquisas não. Agora vamos vencer no próximo ano", escreveu.

Conquista

A notícia foi celebrada por ativistas pró aborto, no entanto, a coalizão antiaborto anunciou que os seus integrantes estão com o "coração partido".  

Em junho do ano passado, a Suprema Corte dos EUA decretou o fim do direito ao aborto, cujo estado adotou medidas para não somente proibir, como ainda impedir a realização do procedimento em qualquer caso, inclusive os de estupro e incesto.

Agora, a emenda aprovada na terça-feira dá a qualquer pessoa "o direito de tomar e executar suas próprias decisões" sobre aborto, contracepção, tratamentos de fertilidade e cuidados de aborto espontâneo.

Desde a decisão da Suprema Corte, a questão recaiu sobre os estados. Muitos restringiram ou proibiram o direito ao aborto, enquanto outros reforçaram suas garantias constitucionais. O tema provoca uma grande mobilização entre os americanos, e até eleitores que não se identificam como progressistas consideram radicais proibições decretadas por alguns estados.

Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de Oliberal.com

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA