Indiano cria colete que tenta evitar contágio por coronavírus
Roupa inteligente avisa se alguém está próximo e ainda mede a temperatura do usuário
Somesh Singh, um ex-professor do Instituto Nacional de Design em Ahmedabad, na Índia, criou um colete que para proteger os usuários contra infecção por coronavírus. O equipamento possui diversas tecnologias que, segundo o inventor, minimizam as chances de contágio.
O professor explica que o colete tem cinco níveis de proteção, alguns apenas se valendo do bom e velho tecido em camadas, que são "uma máscara de quatro camadas que ajuda a conseguir 99,5% de proteção".
Mas há dispositivos tecnológicos, como sensores que avisam se alguém está há menos de dois metros de distância do usuário. Para manter objetos descontaminados, o bolso tem raio ultravioleta para "higienizar os telefones celulares, óculos de sol, carteiras, as chaves do carro e todas as coisas que você carrega diariamente", segundo Somesh.
Outro dispositivo contido na roupa é um termômetro. O tecido também é feito com acabamentos especiais. "Um é chamado Viroban. Viroban é uma prata ativa, então ajuda a destruir as gotículas que caem na superfície", detalha.
“É muito eficaz porque ajuda a seguir todas as boas diretrizes que você deve obedecer da OMS. Por exemplo, usar máscara, manter o distanciamento social, higienizar regularmente suas coisas"
Segundo o inventor, o produto tem sido testado e ele tem vendido o produto. "Um retorno interessante é que dizem que se sentem orgulhosos de usá-lo, mas que as outras pessoas ficam com medo, achando estão sendo filmadas".
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA