CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Imagem desfavorável dos EUA dispara entre brasileiros, aponta pesquisa

Entre eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva, 69% avaliam os EUA negativamente; entre os que votaram em Jair Bolsonaro, 72% têm avaliação positiva

Estadão Conteúdo
fonte

A imagem dos Estados Unidos piorou entre os brasileiros, superando os que veem o país de forma positiva, mostra pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira (26). Em agosto de 2025, 48% avaliam os EUA de forma desfavorável, enquanto 44% têm opinião positiva e 8% não souberam responder.

Em fevereiro de 2024, 58% dos brasileiros tinham avaliação favorável e 24% desfavorável. Há um ano e meio, os EUA eram o país mais bem visto pelo público; agora, a China ocupa o primeiro lugar, com 49% de avaliação positiva, enquanto 37% a veem de forma negativa. Rússia (59%) e Israel (50%) são os países pior avaliados. A Argentina apresenta avaliação dividida: 42% positiva e 40% negativa.

VEJA MAIS 

image Genial/Quaest: 39% dos brasileiros acham justo o uso da Lei Magnitsky contra Moraes
A Lei Magnitsky é um dispositivo da legislação americana que permite que os Estados Unidos imponham sanções econômicas a acusados pelos próprios EUA de corrupção ou graves violações de direitos humanos.

image Governo Trump vai revisar 55 milhões de vistos estrangeiros e ameaça cassar em caso de violação
Caso constate "violações das regras de imigração", o visto será imediatamente revogado, e o cidadão estrangeiro pode ser deportado caso esteja em solo norte-americano - incluindo os que estejam fazendo turismo nos Estados Unidos.

Entre eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva, 69% avaliam os EUA negativamente; entre os que votaram em Jair Bolsonaro, 72% têm avaliação positiva. Eleitorados também divergem sobre Israel e China.

O levantamento entrevistou 2.004 brasileiros entre 13 e 17 de agosto, com margem de erro de dois pontos percentuais e índice de confiança de 95%.

As mudanças na percepção coincidem com tensões entre EUA e Brasil desde maio, quando o governo americano ameaçou sanções contra o ministro do STF Alexandre de Moraes. Desde então, o país anunciou tarifas a produtos brasileiros, revogou vistos de autoridades e expressou apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Apesar disso, o processo contra Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado segue o trâmite normal e será julgado entre 2 e 12 de setembro.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO