Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

FBI fez operação na casa de Donald Trump, na Flórida

Motivo das investigações estariam ligados à retirada de documentos da Casa Branca pelo norte-americano

Luciana Carvalho

Na noite desta segunda-feira (08), o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que sua residência na Flórida, Mar-a-Lago, havia sido alvo de uma operação pela Polícia Federal (FBI). Trump não estava na propriedade quando o mandado de buscas foi cumprido. As informações são do G1 Nacional.

O republicano, ligado direta ou indiretamente a diversos processos judiciais, não especificou o motivo. Mas, de acordo com a mídia americana, a intervenção faz parte de uma investigação sobre a má gestão de documentos confidenciais, que foram enviados para Mar-a-Lago.

O ex-presidente norte-americano reclamou da operação, que classificou como desnecessária e inapropriada, dizendo que já havia cooperado com as investigações. Não está claro, entretanto, com qual apuração as buscas estão relacionadas.

VEJA MAIS

Ivana Trump morre aos 73 anos nos EUA: ‘uma sobrevivente’, diz ex-marido Donald Trump
Casal teve três filhos e ficou junto de 1977 a 1992

EUA: Republicanos defendem invasão ao Capitólio
Os 168 membros do Comitê Nacional Republicano (RNC, por sua sigla em inglês) aprovaram uma censura formal, acusando os dois legisladores de comportamento "destrutivo da Câmara dos Deputados dos EUA"

Biden chama Trump de perdedor, mentiroso e o acusa pela invasão ao Capitólio
Presidente norte-americano fez discurso em que caracteriza ex-presidente como 'ameaça à democracia'

“[A operação] é má conduta do Ministério Público, é usar o sistema de justiça como uma arma e um ataque de membros de esquerda radical do Partido Democrata, que desesperadamente não querem que eu concorra à presidência em 2024, especialmente com base em pesquisas recentes, e que também farão qualquer coisa para impedir republicanos e conservadores nas próximas eleições legislativas”, afirmou Trump, no documento.

Trump chamou o cumprimento do mandado de busca de "ataque" e disse que algo do tipo “só poderia ocorrer em países quebrados do Terceiro Mundo" e que “infelizmente, os EUA agora se tornaram um desses países, corrupto em um nível nunca visto antes”.

“Eles até arrombaram meu cofre! Qual é a diferença entre isso e [o escândalo de] Watergate, no qual agentes invadiram o Comitê Nacional Democrata? Aqui, ao contrário, os democratas invadiram a casa do 45º presidente dos Estados Unidos”, reclamou.

O texto é escrito em primeira pessoa, mas em um parágrafo ele fala que "a perseguição política ao presidente Donald J. Trump acontece há anos". O norte-americano, então, lembra o caso dos impeachments que sofreu e diz que a suposta perseguição "nunca termina".

Investigações

Embora não esteja claro com qual apuração envolvendo o ex-presidente as buscas estão relacionadas, o "The New York Times" afirma que fontes familiarizadas com as investigações relacionaram a operação na casa de Trump com o fato de que o ex-presidente retirou documentos da Casa Branca ao deixar seu posto no comando dos EUA, em janeiro de 2021. Em entrevista a "Fox News", o filho do republicano, Eric Trump, confirmou a informação.

Uma investigação oficial sobre o assunto foi lançada em abril pelo Departamento de Justiça. A apuração ocorre depois que a Administração de Arquivos e Registros Nacionais dos EUA notificou o Congresso, em fevereiro, de que havia recuperado cerca de 15 caixas de documentos da Casa Branca da casa de Trump na Flórida. Arquivos classificados foram encontrados em meio à papelada.

(Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão de Keila Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Política).

Mundo
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO