CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

EUA: avião enviado pela Coreia do Sul para buscar imigrantes está retido no país

Estadão Conteúdo

O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul informou que está em diálogo com autoridades dos EUA para permitir o retorno de um avião com trabalhadores coreanos liberados após detenção em uma operação de imigração na Geórgia. No entanto, o voo não pode partir nesta quarta-feira, 10, como planejado, devido a uma razão não especificada pelos EUA, disse o ministério.

Um avião fretado sul-coreano partiu para os EUA para repatriar trabalhadores detidos em uma operação em 4 de setembro na fábrica de baterias da Hyundai. Foram 475 trabalhadores detidos, mais de 300 sul-coreanos, causando choque na Coreia do Sul, aliada dos EUA.

No fim de semana, o governo sul-coreano anunciou ter alcançado um acordo para a liberação dos trabalhadores, atualmente em um centro de detenção na Geórgia, que serão transferidos para Atlanta para embarcar no voo. O objetivo das saídas "voluntárias" é evitar deportações que possam impedir o retorno dos trabalhadores aos EUA por até 10 anos.

A operação na Geórgia gerou indignação em Seul, que recentemente prometeu investimentos bilionários nos EUA. Autoridades dos EUA alegam que alguns trabalhadores cruzaram ilegalmente a fronteira, enquanto outros tinham vistos expirados, mas a prática de empresas sul-coreanas de utilizar vistos de curta duração para enviar trabalhadores foi tolerada por anos.

Segundo especialistas e autoridades, o governo da Coreia do Sul pressiona por um novo sistema de vistos para trabalhadores qualificados há anos, mas ainda não foi atendido. Fonte: Associated Press.

Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO