Caçador tenta matar búfalo, mas é atacado e morto pelo animal em safári

A organização do safári confirmou o ataque inesperado e lamentou a perda, não foi informado se o búfalo foi abatido

Gabrielle Borges
fonte

Um caçador norte-americano identificado como Asher Watkins, de 52 anos, foi morto por um búfalo do tipo búfalo-do-cabo durante uma caça no safári na província de Limpopo, África do Sul. O incidente ocorreu em uma área de mata fechada. Saiba mais sobre o caso abaixo.

Watkins estava acompanhado por um caçador profissional e um rastreador e na ocasião o grupo perseguia um búfalo de aproximadamente 1,3 tonelada em uma área de mata fechada. Asher era defensor da caça como "forma de conservação" e  era membro do Dallas Safari Club, costumando publicar em suas redes sociais fotos exibindo suas caças abatidas.

VEJA MAIS

image Caçador de javali morre atingido por tiro durante evento de caça
Até o momento, as autoridades trabalham com a hipótese de tiro acidental

image Cachorro mata caçador com um tiro de rifle; homem foi atingido nas costas
O cão e o homem morto participavam de uma excursão de caça

image Caçador atira em búfalo e morre ao tomar chifrada do animal; veja vídeo
Na Argentina, a caça esportiva é permitida em áreas determinadas, mas com regras específicas para conservar a vida selvagem

A expedição foi organizada pela empresa Coenraad Vermaak Safaris e teria custado ao milionário cerca de US$ 10 mil (cerca de R$ 55 mil). De forma inesperada, o animal saiu do seu esconderijo e avançou a cerca de 56 km/h, atingindo Watkins de maneira fatal. A organização do safári confirmou o ataque inesperado e lamentou a perda, não foi informado se o búfalo foi abatido.

Bastante comum na África do Sul, a caça esportiva é alvo de críticas de ambientalistas, que lutam pelo fim da prática. 

Espécie Letal: O Búfalo‑do‑Cabo

Símbolo de força e agressividade, o búfalo-do-cabo é responsável por centenas de mortes humanas todos os anos e integra a lista dos “Big Five” da África. O búfalo-do-cabo pode pesar mais de uma tonelada, com machos adultos atingindo até 1,7 metro de altura e mais de 3 metros de comprimento.

Sua aparência imponente é marcada por chifres curvados e espessos, cuja base se funde formando uma verdadeira couraça óssea conhecida como “boss”, uma característica exclusiva dos machos. É conhecido por atacar sem aviso e até mesmo retornar para emboscar quem o feriu. Por isso, é considerado o animal mais perigoso da África em safáris a pé. 

Apesar de sua fama, o búfalo-do-cabo exerce um papel fundamental nos ecossistemas africanos. Sua presença contribui para a manutenção das pastagens e para o equilíbrio das populações de predadores.

(*Gabrielle Borges, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Felipe Saraiva, editor web de OLiberal.com.)

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO