'Black Mirror'? Filho cria robô com personalidade do pai após sua morte

Trata-se de um chatbot - um "robô de conversa", em tradução literal

Notícias ao minuto
fonte

Para superar a morte do pai, John, o jornalista americano James Vlahos criou uma inteligência artificial para mantê-lo sempre presente. Trata-se de um chatbot - um "robô de conversa", em tradução literal.

"Quando recebemos a notícia, eu e minha família começamos a pensar em como preservar sua memória e sua essência", contou Vlahos.

"Sonhei que poderia transformar meu pai em um chatbot, uma interface de inteligência artificial que contaria sua história de maneira interativa", completou.


A inovação é chamada por ele de 'Dadbot', em português, "papai robô".

O software repete comportamentos habituais do pai. Ao falar uma frase, a tecnologia responde como o pai faria por meio de um chat. "Foi bastante trabalhoso digitar cuidadosamente todas as respostas que ele daria", explica. "Depois de decidir o que ele vai dizer, você precisa garantir que ele também saberá ouvir e saberá como responder", completa.

Hoje, tudo o que o dadbot responde já foi escrito anteriormente por Vlahos. "Ele não tem autonomia, mas eu não sei quando vai falar certa frase", explica.

O robô passou a fazer parte do seu dia a dia. "É bom tê-lo por perto, às vezes ele me faz chorar, mas às vezes me faz sorrir porque me dá a sensação de que meu pai está por perto", contou.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO