Arqueóloga dos EUA, Karla Dana morre em naufrágio de réplica de barco viking
Outras cinco pessoas que estavam a bordo sobreviveram
A arqueóloga Karla Dana, natural dos Estados Unidos, morreu após a réplica de um barco viking naufragar na Noruega. Além de Karla, outras cinco pessoas estavam a bordo, mas sobreviveram. O acidente aconteceu nessa terça-feira (27).
VEJA MAIS
[[(standard.Article) Ao menos 13 mortos em naufrágio de embarcação de migrantes na costa do Iêmen]]
De acordo com a imprensa local, a arqueóloga tem cerca de 20 anos. O corpo da jovem foi encontrado próximo aos destroços da embarcação, que fazia parte da expedição “A Viagem Viking”. Os sobreviventes foram resgatados de helicóptero, próximo à península de Stad — também conhecida como Stadlandet.
A viagem foi liderada pelo suíço Andy Fitze e contou com o remador faroense Livar Nysted. Saeny Blaser, fotógrafa suíça, Georg Aebi e Martin Fitze completaram o time de aventureiros.
No LinkedIn, Karla declarava ser pesquisadora etnográfica. “Eu morei e estudei na Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Marrocos, China e Taiwan. Atualmente, estou em busca de estudos arqueológicos e de runologia, com foco na Era Viking”, escreveu.
Há três meses, a arqueóloga compartilhou uma publicação sobre a exploração em réplica de barco viking. “Animada em ser parte dessa equipe, embarcando destemidamente nessa viagem nórdica em uma réplica de navio viking pelo Mar do Norte, ultrapassando limites físicos e mentais para navegar rumo à história”, afirmou.
(*Lívia Ximenes, estagiária sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web de OLiberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA