CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Agentes da imigração dos EUA são orientados a empurrar crianças em rio na fronteira com o México

Jornal revelou relato de patrulheiro sobre práticas 'desumanas'

O Liberal
fonte

jornal The Guardian, com base em mensagens publicadas pelo Houston Chronicle, revelou que patrulheiros de fronteira do Texas receberam ordens para empurrar crianças imigrantes no Rio Grande, na fronteira com o México. Eles também são orientados a negar água a pessoas que tentavam entrar no país ilegalmente.

O Guardian confirmou que o patrulheiro-médico Nicholas Wingate, do Departamento de Segurança Pública do Estado, enviou e-mail a supervisores alertando para a conduta que classificou de “desumana”, em relação aos imigrantes ilegais, no dia 3 de julho. O médico menciona ainda outros incidentes não reportados a autoridades na mensagem.

VEJA MAIS

image Reino Unido aprova lei anti-imigração e restringe o asilo
Decisão política aprovada nesta terça-feira (18), foi criticada pela ONU

image Operação da PF desarticula grupo voltado à migração ilegal
As investigações apontam que mais de 250 brasileiros, sendo 100 menores de idade, migraram ilegalmente com o auxílio da associação criminosa

image Grupo é preso por esquema de imigração ilegal; R$26 milhões foram arrecadados pelo bando com viagens
Cerca de 250 brasileiros, incluindo crianças e adolescentes, realizaram viagens ilegais com o auxílio da organização criminosa

De acordo com o jornal britânico, o relato do médico revela os acontecimentos durante a semana entre 24 de junho e 1 de julho, e detalha vários casos de imigrantes presos ou feridos por arame farpado, em Eagle Pass, uma cidade do Estado que fica na fronteira mexicana.

No e-mail, o funcionário pede mudanças nas políticas para imigrantes, incluindo a retirada das cercas de arame farpado. Ele também informou que pediu para que seja suspensa a ordem para não entregar água aos imigrantes, em meio a um dos verões mais quentes de todos os tempos, no Hemisfério Norte.

Por causa do calor extremo, a ordem de não dar água às pessoas tem que ser imediatamente revertidaescreveu, completando “acredito que cruzamos uma fronteira em direção ao desumano”.

Em outro caso reportado pelo agente e divulgado pelo Guardian, um grupo de 120 pessoas, incluindo crianças e bebês de colo, conseguiu entrar no território americano pelo rio. Estavam exaustos e com sede, segundo o relato, mas os patrulheiros foram instruídos a empurrar as pessoas de volta para a água para voltarem ao México.

image Dia da Imigração Judaica: Brasil é a segunda maior comunidade judaica da América Latina
"Estendemos nossa mão desejando um cordial Shalom (paz)", diz rabino

image Comunidade italiana no Pará comemora a Proclamação da República da Itália
Evento no Famiglia D'Italia é uma prévia do festejo pelos 150 anos da imigração italiana no Brasil que será em 2024

O Departamento de segurança Pública disse ao Guardian que as alegações do servidor estão sob investigação interna. O governador republicano do Texas, Greg Abbott, vem implementando uma política agressiva de contenção da imigração na fronteira, uma iniciativa chamada de “Estrela Solitária”, que incluiu a instalação de cercas de arame farpado na região do Rio Grande, nas últimas semanas.

A segurança na fronteira com o México recebeu reforço, em maio, quando foi suspenso o título 42, um controverso regulamento de saúde que permitia que a grande maioria dos migrantes que chegassem à fronteira sem visto ou documentação necessária para entrar fossem bloqueados ou expulsos. A norma foi implementada em meio à Pandemia, pelo governo do então presidente, o republicano Donald Trump.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO