Exclusivo: treinador do Remo estipula prazo para time atingir nível aceitável de jogo

Mazola Jr falou sobre o cenário local e nacional com o retorno gradual do futebol

Nilson Cortinhas

Mazola Jr assumiu o Remo com duas missões ousadas, mas plenamente possíveis: a obtenção do tricampeonato paraense e o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. O tamanho dos objetivos exige prudência, competência e resultados a curto e médio prazo. O problema é que o estilo de trabalho do treinador foi interrompido bruscamente por conta da pandemia do novo coronavírus. E o retorno após 100 dias, embora gradual, impõe novos desafios. No caso do Remo, o plantel foi modificado em cerca de 20%, conforme dados da própria presidência do clube, em busca de uma maior competitividade. 

É claro que a mudança de rota não é algo exclusivo do Leão. Pelo contrário. Mazola avaliou o cenário do futebol brasileiro, fez uma comparação com o retorno do esporte na Europa e pediu cautela e paciência. Há uma estimativa para que o grupo atinja níveis físicos e técnicos ideais. Além disso, Mazola explicita uma relação curiosa do futebol neste período em que os estádios não recepcionarão torcedores - o isolamento social impõe esta regra.

- Quais as impressões com o retorno gradual do futebol brasileiro? Em que momento as equipes vão se apresentar melhor? 

- O retorno gradual do futebol brasileiro é uma situação totalmente inédita. Foi uma parada tão longa assim. A perspectiva é que teremos problema logo nos primeiros jogos com um baixo nível físico e técnico. Se as grandes equipes europeias passaram por isso, imagina nós aqui... Tenho certeza que, com a sequência de treinamento e jogos, que serão muitos em pouco tempo, e considerando um espaço de um mês, 45 dias, a equipe já possa estar num nível muito aceitável de jogo. 

- Qual o nível que você acredita que o Campeonato Paraense voltará, com relação aos adversários e a outros fatores, como arbitragem?

- Sinceramente, espero que o Campeonato Paraense no seu mais alto nível. Sabemos que o Paraense é difícil na época que é normalmente realizado, devido ao período da chuva. Isso dificulta a técnica dos jogadores, principalmente, dos jogadores daqui que são habituados. São atletas de muita qualidade técnica. Agora teremos a competição em pleno verão paraense, com os campos mais secos. Que possa aparecer um futebol com mais técnica do que o apresentado normalmente. 

Sobre os árbitros, vamos aguardar a reação e o trabalho que terá menor pressão com a ausência de público. A ausência de pública, acredito eu, que possa gerar um fator positivo para a arbitragem, que possa fazer com que a arbitragem seja menos influenciadora no resultado da partida. Não tendo pressão da torcida será melhor para os árbitros. Esse setor do espetáculo levará vantagem. 

- E o Remo? Quais as particularidades após a paralisação?

- No clube, há uma ótima condição de trabalho, seguindo a risca os protocolos feitos pelo nosso departamento médico. Estamos fazendo um bom trabalho, priorizando a parte física nestes primeiros 15 dias. A partir do dia 20, vamos dar ênfase maior na parte técnica, tática. E começar a definir, até em função das condições físicas, a  equipe que deve reiniciar a competição no dia 02. Vamos ter que usar todo o plantel, vai ser necessário um rodízio. É impossível você voltar com oito jogos em um mês depois de uma paralisação de 100 dias. Se não conseguir rodar o plantel e não tiver um plantel para isso, o índice de lesão vai ser grande. Vamos aproveitar o fato das cinco substituições e, na sequência de jogos, para deixar todo mundo num ritmo bom de competição de e treinamento. Para recomeçar da melhor maneira possível no aspecto físico e tático as competições...

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Remo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM REMO

MAIS LIDAS EM ESPORTES