#if(!$m.request.preview.inPreviewMode)
CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
#end

Retirado do quadro da FIFA, árbitro de Náutico x Paysandu Leandro Vuaden reúne polêmicas

Aos 44 anos, o gaúcho Vuaden já protagonizou situações questionáveis até mesmo no comando do VAR

Carlos Fellip
fonte

Na reta final da carreira, uma vez que um árbitro só pode atuar até os 45 anos, o gaúcho Leandro Pedro Vuaden, de 44 anos, é o nome mais comentado da arbitragem nacional nesta segunda-feira. O motivo foi o pênalti marcado a favor do Náutico e contra o Paysandu, na decisão do acesso à Série B do campeonato brasileiro de 2020. A marcação - considerada um erro por especialistas da área - entrou em uma lista de polêmicas que o profissional do apito carrega na carreira.

Retirado do quadro de árbitros da FIFA em 2017 por conta da avaliação da entidade, Vuaden passou a integrar a categoria Master no Brasil e é apontado por erro de decisão em uma partida oficial pela terceira vez neste ano. Veja abaixo a lista:

2019
A primeira foi em abril, quando, na decisão do campeonato mineiro, atuou como comandante do VAR. Da cabine, acionou o árbitro de campo, Leandro Bizzio Marinho (SP) para a marcação de um pênalti de Leonardo Silva, que teria colocado a mão na bola aos 31 minutos do segundo tempo. A infração foi marcada e Fred converteu a penalidade. Durante a partida, Vuaden ainda apontou cartões amarelos ao atleticano Geuvânio e ao cruzeirense Edilson. Porém, a advertência com cartões não faz parte das atribuições do árbitro de vídeo.

Antes de Náutico x Paysandu, o gaúcho esteve no confronto entre Ceará e Corinthians pela Copa do Brasil, quando o técnico Lisca alegou que a arbitragem prejudicou o time cearense ao validar o gol de Junior Urso, que estava em posição duvidosa. De forma pública, Lisca ainda afirmou que Vuaden e os assistentes o procuraram para pedir desculpas pelo gol validado.

2018
Em maio, a o Flamengo reclamou de Vuaden no confronto com a Chapecoense, na Arena Condá, em Chapecó (SC). O placar daquela partida terminou 3 a 2 para a Chape. Os rubronegros disseram que o pênalti marcado de Jonas em Guilherme, que resultou no segundo gol do time da casa, tinha sido irreal. A diretoria flamenguista alegou, na época, que também ocorreu uma infração não marcada no colombiano Marlos Moreno no segundo tempo de jogo.

2017
Em julho, Santos e Flamengo se enfrentaram pela Copa do Brasil e Vuaden foi o maior alvo de polêmica na arbitragem. O jogo estava empatado em 1 a 1 quando o juiz resolveu marcar um pênalti de Réver em cima de Bruno Henrique. Porém, logo em seguida, consultou o quarto-árbitro e acabou anulando a penalidade. O ato gerou protestos do Peixe, que apontou interferência externa na decisão do gaúcho. Apesar da polêmica, a equipe da Baixada acabou vencendo a partida por 4 a 2, mas não impediu que o Flamengo se classificasse à semifinal pela regra de gols fora de cada. Após o ocorrido, a CBF decidiu novamente afastar o juiz, e Vuaden passou a apitar temporariamente os jogos da Série B.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Paysandu
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM PAYSANDU

MAIS LIDAS EM ESPORTES