Paysandu volta aos treinos na segunda e goleiro avalia: 'Vamos precisar rever muitos conceitos'

Gabriel Leite falou sobre esse 'novo normal' no mundo do futebol. Saiba como será a nova rotina dos jogadores

Andréia Espírito Santo

O Paysandu volta aos treinos presenciais amanhã (29) após 100 dias de paralisação por causa da pandemia do novo coronavírus. Para que os jogadores pudessem retornar as atividades na Curuzu, sob comando da comissão técnica, foram necessárias várias medidas de segurança para prevenir a infecção pela covid-19 de todos os envolvidos, entre elas, a compra de uma cabine de higienização, que custou R$ 19 mil.

Seguindo o protocolo de treinos, o Paysandu fez na semana passada os testes de covid-19 em 70 pessoas envolvidas com o futebol do clube, que são os atletas, comissão técnica, diretoria e funcionários. Até o fechamento da reportagem, o Papão não tinha informado se algum jogador ou membro da comissão teve o teste positivo para covid-19. Mas o protocolo deixa claro como o Paysandu vai agir nessa situação.

Os jogadores considerados aptos vão treinar em pequenos grupos de seis a oitos atletas, respeitando o distanciamento. Dentro desse sentido, todos que apresentarem imunidade (lgG +) ao vírus serão submetidos a exames complementares e formarão um grupo específico de treino de acordo com condições físicas. Os casos suspeitos serão afastados até que a situação se resolva.

No primeiro momento, o treino realizado pelo Paysandu será focado na parte física e no gramado da Curuzu. Somente quando os órgãos de saúde autorizarem é que o treino poderá ser técnico e tático.

O goleiro Gabriel Leite avaliou o retorno as atividades presenciais na Curuzu e o “novo normal” do futebol. Para ele, o elenco vai aprender a cada dia com essa nova rotina.

“Minha avaliação de volta aos treinos é que a gente precisa sempre fazer com a maior segurança possível. Ainda é tudo muito novo para nós. Fizemos os testes e estamos nos sentindo seguros para realizar esse início de treinamento. Avalio positivamente e principalmente porque estamos fazendo com a maior segurança possível. E eu também acredito que ainda é cedo para dizer que estamos preparados para o novo normal. Não sabemos como será. Vamos precisar rever muitos conceitos da nossa rotina. Mas todos os jogadores estão abertos para essa mudança para que a gente se sinta seguro nesse momento. Precisamos entender que o novo normal pode ser bem diferente. É cedo, mas estamos abertos para essa preparação. Esperamos que dê certo e possamos fazer tudo com a maior segurança possível”, afirmou o arqueiro, que antes da paralisação do futebol fez oito jogos com a camisa bicolor.

O QUE DIZ O PROTOCOLO DE TREINOS DO PAYSANDU:

- Rotina de testes

Serão realizados testes de sorologia nos atletas, comissão técnica e funcionários antes da reapresentação

Atletas que apresentarem imunidade (lgG +) serão submetidos a exames complementares e formarão um grupo específico de treino de acordo com condições físicas

Casos suspeitos serão afastados das atividades, isolados e submetidos a avaliação e exames necessários

Todos os casos confirmados serão notificados e informados às autoridades sanitárias

- Transporte

De preferência em veículo particular, evitando-se carona;

Levar o mínimo necessário de objetos pessoais possíveis, álcool 70%, kit individual;

Evitar fazer paradas no caminho

- Roupas e alimentação 

Serão fornecidos kits individuais dos uniformes aos atletas para cuidados dos mesmos já que a lavanderia não irá funcionar

Cada jogador terá sua própria garrafa de água e não fará mais refeição na Curuzu

- Quando estiver na Curuzu

Passar pela cabine de higienização;

Responder a avaliação médica diária e medição de temperatura;

Pegar suplementos, frutas e água.

Dirigir-se ao gramado para atividade

- Final do treino

Deixar objetos utilizados no treino para higienização e dirigir-se para casa evitando paradas no caminho

Ao chegar em casa, manter medidas de prevenção e etiqueta pessoal de higiene

Paysandu
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM ESPORTES