CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Torneio de esgrima movimenta último final de semana de julho em shopping de Belém; saiba mais

Quatro equipes e 25 atletas devem participar do evento, que serve também para divulgar o esporte pouco praticado na região norte

O Liberal
fonte

A esgrima é um dos esportes mais tradicionais da história do esporte e começou a ser disputada nas Olimpíadas de 1896, em Atenas, na primeira edição dos jogos olímpicos da era moderna. Em Belém existe apenas uma escola federada, a única no norte e nordeste, que neste final de semana promove o Torneio e Demonstração de Esgrima Olímpica e Paraolímpica, a partir das 13h desta sexta-feira (30), na praça de alimentação do Shopping Bosque Grão-Pará, na avenida Centenário. 

Durante dois dias, cerca de 25 atletas das academias Escola Grão-Pará, organizadora do evento, do colégio militar de Belém, do clube Barroca Tens Club de São Paulo e o projeto social Mais Esgrima, que leva a modalidade olímpica para crianças e jovens de escola pública, de forma totalmente gratuita, farão as lutas. 

As categorias serão divididas por idade, desde o infantil, até o adulto; por gênero feminino e masculino; e por categoria paraolímpica. No primeiro dia de competição, disputam a categoria infantil, pré-cadete e cadete. Já no segundo dia, quem comanda a disputa é a categoria principal de adulto livre. A competição inicia e finaliza cada categoria no mesmo dia, tendo, inicialmente, uma fase classificatória onde todos jogam com todos em disputas de 1 round de 3 minutos ou 5 pontos e, em seguida, a fase eliminatória, em jogos de 3 rounds de 3 minutos ou 15 pontos.

SAIBA MAIS

image Esgrimista brasileira garante vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio
A nona colocação no Mundial de Espada, na Russia, foi o passaporte para disputa das Olimpíadas


image Técnico da Seleção Brasileira de esgrima morre com suspeita de coronavírus
O russo Gennady Miakotnykh esteve recentemente nos Estados Unidos em um torneio


image Paralimpíadas: Jovane Guissone conquista prata na esgrima em cadeira de rodas
Ouro em Londres (2012), gaúcho é único com medalhas na modalidade

Na esgrima, o principal objetivo é tocar o adversário com uma das armas brancas utilizadas, como a espada, o florete e o sabre, de acordo com a modalidade da disputa – sem que haja contato corporal. Para Moisés Carvalho, mestre de Esgrima, a importância desse evento acontecer no shopping está relacionada com a possibilidade de mais pessoas conhecerem e terem acesso à modalidade em Belém.

“Apesar de ser um esporte que está presente nas olimpíadas desde a era moderna, é pouco conhecido aqui no Brasil, em particular no Norte e no Nordeste. O nosso país tem uma cultura que prioriza esportes de massa, ou seja, em que muitos atletas participam simultaneamente da mesma competição e por a esgrima ser um duelo, acaba se tornando menos atrativo para a população”, explica.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mais Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES