Teste para Tóquio-2020, Mundial de judô começa neste sábado, com 18 brasileiros em ação

Competição, que utilizará instalações dos Jogos do ano que vem, distribuirá 2000 mil pontos para ranking olímpico; Mayra Aguiar vai em busca de tricampeonato inédito

Lance!

O Campeonato Mundial de Judô começa na madrugada deste sábado para domingo (pelo horário de Brasília), em Tóquio, no Japão, com a participação de 18 atletas brasileiros. A aproximadamente um ano dos Jogos Olímpicos, o evento servirá como um grande teste tanto para a capital japonesa, como para a delegação brasileira.

 

A cidade, berço da modalidade, receberá nos próximos oito dias mais de 800 judocas de 149 países em busca do título mais importante do ano, além dos 2000 mil pontos que serão distribuídos para o ranking olímpico. O palco será a lendária arena Nippon Budokan, palco da estreia do judô no programa olímpico, nos Jogos de 1964. O local também abrigará o esporte o esporte nas Olimpíadas do ano que vem. 

 

Desde o dia 14 de agosto, a delegação verde e amarela está concentrada em Hamamatsu - berço da maior colônia brasileira no Japão - onde faz a aclimatação ao fuso horário e à cultura do país. Na cidade, de acordo com a CBJ (Confederação Brasileira de Judô), os judocas têm feito dois treinos diários e seguindo uma alimentação regrada - rotina que se repetirá em 2020. 

A gaúcha Mayra Aguiar, que chega ao Japão em busca de um tricampeonato mundial inédito da história do judô brasileiro, comentou a preparação. 

- Hamamatsu foi só para o detalhe final. Agora, não tem muito o que mudar nada, não tem muito segredo no que fazer. A gente chegou num período que faltavam uns dez dias para lutar. Então, fiz bastante randori. E, agora, no final, começamos a reduzir um pouco a intensidade, o volume de treinamento e ir para o detalhe. Trabalhar as técnicas com as quais gosto de jogar e a estratégia para cada adversária - disse a judoca, que sobe no tatame do Mundial no 30 de agosto. 

 

O Brasil estreia em Tóquio com Felipe Kitadai e Eric Takabatake, únicos brasileiros com lutas programadas para o primeiro dia de competição. Os judocas do peso ligeiro darão o primeiro passo para a evolução do país em Mundiais, projetada por Ney Wilson Pereira, gestor de Alto Rendimento da CBJ (Confederação Brasileira de judô): 

- Pensamos sempre em evolução. Os resultados desse início de ano mostram que equipe cresceu muito e está respondendo aos treinamentos. Temos um pacto com os atletas de não cravarmos uma meta específica de medalhas, pois muitos consideram ser uma pressão a mais. Mas, acredito que nossa equipe está muito bem preparada e confio num resultado melhor do que o do ano passado, quando conquistamos um bronze no Mundial de Baku.

 

VEJA A AGENDA COMPLETA DO BRASIL NO MUNDIAL DE TÓQUIO: 
Horários de Brasília


1º DIA: FELIPE KITADAI (60KG) E ERIC TAKABATAKE (60KG)
Preliminares - 23h do dia 24/08
Finais - 7h do dia 25/08

2º DIA: DANIEL CARGNIN (66KG), LARISSA PIMENTA (52KG) E ELEUDIS VALENTIM (52KG)
Preliminares - 22h do dia 25/08
Finais - 7h do dia 26/08

3º DIA: RAFAELA SILVA (57KG)
Preliminares - 22h do dia 26/08
Finais - 7h do dia 27/08

4º DIA: EDUARDO YUDY SANTOS (81KG), ALÉXIA CASTILHOS (63KG) E KETLEYN QUADROS (63KG)
Preliminares - 23h do dia 27/08
Finais - 7h do dia 28/08

5º DIA: RAFAEL MACEDO (90KG) E MARIA PORTELA (70KG)
Preliminares - 00h do dia 29/08
Finais - 7h do dia 29/08

6º DIA - LEONARDO GONÇALVES (100KG), RAFAEL BUZACARINI (100KG) E MAYRA AGUIAR (78KG)
Preliminares - 00h do dia 30/08
Finais - 7h do dia 30/08

7º DIA - DAVID MOURA (+100KG), RAFAEL SILVA (+100KG), BEATRIZ SOUZA (+78KG) E MARIA SUELEN ALTHEMAN (+78KG)
Preliminares - 1h da manhã do dia 31/08
Finais - 7h da manhã do dia 31/08

8º DIA: COMPETIÇÃO POR EQUIPES MISTAS
Preliminares - 1h da manhã do dia 01/09

Mais Esportes
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!