CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Sucesso de Matheus Leoni escancara falta de estrutura do basquete paraense

Atleta precisou sair do Pará para evoluir

Braz Chucre, Andre Gomes
fonte

O basquete paraense despertou os noticiários com o atleta Matheus Leoni, 16, que desponta como promessa no basquete espanhol, onde defende o Herbalife Gran Canaria. Foi preciso sair de Belém, por iniciativa do pai, Maurício Leoni, para evoluir ainda mais, após uma breve passagem pelo Palmeiras-SP, onde chegou à Seleção Brasileira de base com rótulo de craque.

RECONHECIMENTO

A notoriedade do armador não é vista por acaso por atletas paraenses que brilharam em quadra. De acordo com Paulo Seráfico, ex-atleta Bicolor nos anos de 1990, não basta ter apenas talento para florescer no basquete.

"É preciso ter apoio dos pais e do próprio clube para poder aparecer bem. Nosso basquete sempre revelou bons jogadores, mas bem poucos alcançaram o sonho de jogar na Seleção Brasileira. Nos anos 80 foram convocados Wilsão, Paulinho Melo e Pepê. Depois o Guy Peixoto, hoje presidente da CBB [Confederação Brasileira de Basketball]", lembrou.

CENÁRIO ESTADUAL

Para Seráfico, a escassez de talentos do basquete paraense está na raiz da estrutura organizacional da federação local. que consegue realizar um campeonato estadual com apenas dois participantes.

"De um campeonato que é disputado num playoff, não se pode esperar muita coisa. As categorias de base existem e não aparecem aos olhos do público. A ascensão do Matheus [Leoni] acontece pelo investimento e responsabilidade do pai dele, articula", relatou.

COMO MELHORAR?

Segundo o atleta de basquete André Dias, 50, - filho de Demostenes Dias [Zamba], ex-jogador e treinador da dupla Re-Pa - jogadores que se destacam na base vão embora por falta de dinheiro dos clubes e um campeonato mais atrativo. André cita outro exemplo, o jogador Samuel, do Bauru-SP. Segundo André, um estadual com mais times na base e adulto, melhoraria o nível.

"Nós teríamos mais jogos no ano todo. Na base poderia abrir a competição para escolas e para outros times entrarem, pois temos muitas crianças que jogam basquete. Falta só organizar para os talentos aparecerem", finalizou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mais Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES