Paixão pelo Futevôlei: família de Ananindeua se prepara para o I open do município

Pai, mãe e filhos praticam juntos a modalidade e estarão em ação em torneio neste final de semana

Dinei Souza
fonte

Típico esporte dos balneários brasileiros, o futevôlei é basicamente uma combinação de futebol com vôlei de praia. Em espaços urbanos é praticado em quadras de areia, seja em áreas públicas ou privadas. Pensando nisso, será realizado entre os dias 3 e 4 setembro o primeiro torneio de futevôlei do município de Ananindeua, denominado I Open Futevôlei. 

Uma família apaixonada pelo futevôlei se prepara para o torneio. Tudo começou com o ex-atleta de vôlei de areia, Lúcio Coelho Oliveira, 43, que hoje divide as funções de atleta e treinador.

“Eu não gostava do futevôlei, sempre joguei vôlei. Certa vez eu parei onde um pessoal estava jogando e fui desafiado por um amigo a jogar, mas não tinha muita habilidade com os pés. Eu sou competitivo e não aceitava perder. Falei ao amigo ‘vou aprender esse esporte e vou começar a te ganhar’. Desde então, comecei a treinar sozinho no meu apartamento para ganhar habilidades”, relembra. 

Lúcio conta que o futevôlei lhe trouxe inúmeros benefícios nos âmbitos físico, mental e social. “Esse esporte me ajuda a manter a forma física, devido aos treinos na areia com funcional e fundamentos de futevôlei. Na área mental, serve como uma válvula de escape para o estresse do dia. No social, tem a resenha com os atletas nas competições, assim como a confraternização com amigos de outras cidades e outros estados. Outra coisa que me deixa muito feliz é que toda minha família joga e se diverte”, detalha, com entusiasmo. 

Os filhos seguem os passos do pai-atleta-treinador. Kevin Oliveira, 19 anos, estudante e conhecido no meio como “cavalinho”, conta como iniciou a paixão pelo futevôlei. “Via meu pai jogando com os amigos e eu estava sempre por ali, brincando com a bola. Com o tempo fui me envolvendo, treinando, jogando e disputando os campeonatos”, comenta. 

Kevin revela que, ao entrar em quadra, busca colocar em prática os treinamentos para conquistar as vitórias pessoais e ao mesmo tempo representar a família. “Tem meu sentimento e satisfação de estar jogando, mas o principal é trazer orgulho para meu pai. Ele que me acompanha e está ali me incentivando, querendo que eu melhore sempre”, revela, emocionado.

A mais jovem da família e dos campeonatos, a estudante Kesia Rayssa, 16 anos, vem se destacando nos eventos de futevôlei, nas categorias misto e feminino. Kesia, assim como o irmão, recebeu incentivo do pai. “É paixão, eu busco também como terapia, me ajuda muito, é uma coisa que me acalma. É um vício nosso que virou amor e não tem como largar mais”, revela.

Outra representante do time feminino na família é a esposa de Lúcio, a microempresária Elizabeth Moutinho, 36, que teve uma passagem pelo futsal e também foi incentivada em casa a “entrar nas quadras de areia”. “Eu comecei a treinar por meio do meu esposo. Antes a gente dependia muito dos homens, mas hoje tem a categoria feminina. [O futevôlei] É um esporte que quem joga é quem ama de verdade, pois requer muito esforço e habilidade”, destaca.

Elizabeth diz que conheceu várias cidades do estado ao acompanhar o marido nas competições, o que facilitou para se aproximar da modalidade e unir a família e amigos. Ela abre o coração ao falar do futevôlei. “É um sentimento de amor pelo esporte, é saúde, é vida, é minha segunda família. É meu lazer, onde eu me desestresso, onde eu brinco e curto minhas amizades”, finaliza.

O torneio contará com disputas eliminatórias em sete categorias, que estarão organizadas por atletas que nunca participaram de torneios até a categoria chamada de Série A, em que as duplas são formadas por atletas de alto rendimento. O evento também contará com a categoria master, para jogadores acima de 40 anos, categoria mista (formada por um homem e uma mulher), além da uma categoria só para duplas femininas.

As inscrições se encerraram no dia 31 de agosto e foram confirmadas 154 duplas, com atletas entre 15 e 60 anos de idades. O I Open Futevôlei receberá atletas de vários bairros de Ananindeua e de pelo menos mais 10 municípios paraenses. Haverá também participações de jogadores de outros estados, como Amapá, Ceará e Maranhão.

I Open de Futevôlei de Ananindeua

Data: 03 e 04/09
Início: 8h30
Local: Clube BANCREVEA
Categorias: Categoria D, Categoria C, Categoria B, Categoria Master, Categoria Misto, Categoria feminino, Categoria Série A 
Informações: 99637-6030 / 98172-3765

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mais Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES