Aos 71 anos, paraense campeão Sul-Americano de remo anuncia aposentadoria

Prontito tem um currículo extenso de conquistas na canoagem nacional e regional

Braz Chucre

O esporte de remo no Pará se despede, nesta quinta-feira (11), de um dos seus maiores nomes: João Ribeiro de Jesus, ou simplesmente Prontito. Campeão do Sul-Americano de Remo Máster, disputado em Assunção, no Paraguai, Prontito, de 71 anos, festejou o fim do ciclo: "Encerrei com chave de ouro. No Sul-Americano nunca perdi uma prova".

Primeiro lugar nas categorias Skiff e Double - nesta última prova fez dupla com um remador do Corinthians (SP) -, Prontito relembrou com carinho os 52 anos dedicados à regata e ao Remo, seu clube do coração.

“Foram anos bem vividos e de emoção no clube", disse. Ele recordou um dos momentos marcantes na trajetória azulina, no lançamento oficial do uniforme deste ano. "Quando anunciaram meu nome... e aquela multidão gritando meu nome... não segurei a emoção e o choro. Foi muito gratificante", contou. 

Ele tem na bagagem quatro títulos de campeão da Copa Norte Nordeste, oito de campeão brasileiro e vários paraenses numa soma de mais de 25 conquistas pelo Clube do Remo.

Mesmo assumindo sua aposentaria diz que não deixará de treinar, pois não consigue ficar parado e nem longe do Remo. " Vou estar todos os dias na garare do clube ajudando o pessoal", fala. 

O presidente da Fepar, Luciel Caxiado, lembrou do tempo em que remou com o atleta azulino e disse que se trata de um remador muito dedicado. " O Prontito é daquela geração de ouro do remo paraense. Um bom remador", destacou. 

Mais Esportes