Anderson Silva enfrenta Chael Sonnen e faz despedida em solo brasileiro neste sábado

Contra Chael Sonnen, a lenda do MMA brasileiro se despede dos fãs brasileiros e faz última luta

Aila Beatriz Inete
fonte

A lenda do MMA brasileiro Anderson "Spider" Silva faz a última luta da sua carreira em solo brasileiro neste sábado (15), a partir das 21h45, em São Paulo. Aos 49 anos, o lutador vai enfrentar o seu grande rival do octógono, o estadunidense Chael Sonnen, em um confronto nas regras do boxe. O evento especial foi organizado por uma empresa de cervejaria e vai reunir apenas convidados. 

Anderson é o maior nome das artes marciais mistas do Brasil e um dos maiores do mundo. Com um estilo descontraído e único no octógono, o brasileiro conquistou vários títulos e foi "rei" na categoria dos médios do UFC por mais de seis anos. 

VEJA MAIS 

image Paraense Douglas D'Silva e Melk Costa entram em ação no UFC neste sábado (15)
D'Silva faz a segunda luta principal da noite e vai em busca de mais um bônus de performance

image Em última luta, Anderson Silva encara Chael Sonnen; relembre duelos entre os lutadores
Lutadores protagonizaram uma das maiores rivalidades no Ultimate e agora fazem a 'última dança' no boxe

As apresentações e a personalidade de "Spider" conquistaram milhões de fãs no mundo e especialmente no Brasil. Contra Sonnen, o lutador encerrará um ciclo que ficou marcado por vitórias, alegrias e história no UFC. 

Confronto 

Chael Sonnen foi um grande nome do UFC na última década. Adepto do "trash talk", o lutador era conhecido pelas provocações e, principalmente, pelos embates que teve com Silva. Em entrevista coletiva, Anderson Silva reconheceu a importância da "rivalidade" para a sua carreira e falou sobre o duelo de despedida. 

"Estou muito feliz de poder dividir esse espaço com o Chael e fazer esse show aqui no Brasil. Eu sou grato ao Chael por ele aceitar vir ao Brasil para poder fazer esse espetáculo para todos. É uma trilogia muito legal. Ninguém da nossa geração do UFC teve essa oportunidade de continuar fazendo história e eu acho que não é por acaso... Independente das nossas falhas como seres humanos, ele está aí como eu e a gente está aqui para fazer um grande espetáculo", declarou o brasileiro. 

A luta entre os dois será nas regras do boxe. O duelo terá cinco rounds de dois minutos, com luva de 14 onças. O limite de peso é de até 98kg. 

Rivalidade 

O primeiro duelo da duologia entre os dois atletas ocorreu em 2010, no UFC 117, em Oakland, nos Estados Unidos. O estadunidense era o desafiante ao título do brasileiro. Sonnen fez diversas provocações e até comentários xenofóbicos em relação ao Brasil. Na época, o lutador era a principal aposta para destronar “Spider”, que estava invicto no UFC. E Chael mostrou realmente por que poderia ser o algoz do brasileiro. 

Durante cinco rounds, Chael castigou Anderson com golpes e apostou no seu wrestling para pontuar e cansar o brasileiro. A estratégia deu certo e Sonnen vencia o combate. No entanto, no minuto final do último assalto, Silva encaixou um triângulo com as pernas no adversário, que o apagou momentaneamente. 

O árbitro viu o lutador bater a mão na perna de "Spider" e encerrou a luta, dando vitória ao brasileiro. O segundo duelo, em 2012, o cenário foi diferente e Anderson Silva venceu Sonnen por nocaute no segundo round. 

Mesmo que o estadunidense tenha sido um grande crítico de Anderson midiaticamente, ambos superaram as provocações - que vinham principalmente do lado de Chael. Na coletiva, Sonnen destacou que tentou vencer o brasileiro de todas as formas e reconheceu a relevância do lutador para o esporte. 

"Quando eu parei [de lutar], ele ainda estava lutando contra a próxima geração. Alguns desses caras se aposentaram e deixaram um legado no esporte, e ele ainda está no esporte. Não tem como olhar para Anderson e não ver o cara que eu queria ser", revelou Sonnen.

image Lutadores protagonizaram uma rivalidade tensa no UFC (Josh Hedges/Zuffa LLC / UFC)

Na carreira, Anderson acumulou 34 vitórias e 11 derrotas. A maioria dos reveses do brasileiro vieram após os anos de glórias no UFC. Entre 2013, quando foi derrotado pela segunda vez por Chris Weidman, e 2020, foram sete resultados negativos em nove lutas. 

Mas, a fase ruim não apagou o brilho e o legado que o lutador deixou no UFC e no MMA. Após deixar o Ultimate, Anderson foi se testar no boxe e já fez três lutas, somando duas vitórias e uma derrota. Para o brasileiro, o combate contra Sonnen marca o último no Brasil, mas não deixou claro se vai se aposentar de vez ou ainda seguirá se testando na Nobre Arte. 

Evento 

O Spaten Fight Night vai ocorrer em São Paulo, a partir das 21h45. Além de Silva x Sonnen 3, a noite terá outros nomes como Kalyl Silva, filho do "Spider", Paulo Roberto, Hebert Conceição, Esquiva Falcão, Bia Mesquita e Jojo Ramos. A transmissão das lutas será feita pelo Canal Combate e na TV aberta pela Globo.

Card do evento

Anderson Silva x Chael Sonnen (boxe)
Kalyl Silva x Paulo Roberto (boxe)
Hebert Conceição x Esquiva Falcão (boxe)
Bia Mesquita x Jojo Ramos (MMA)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mais Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES