CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Imagens mostram que juiz prometeu suspender o jogo em caso de novos insultos a Vini Jr.

O árbitro criticou as medidas do protocolo da Liga Espanhola; suspensão da partida só estava prevista em caso de reincidência

Beatriz Moura
fonte

Nesta terça-feira (22), novas imagens divulgadas pelo programa espanhol 'Golazo' mostram o momento em que o árbitro Ricardo de Burgos Bengoetxea acionou o protocolo previsto pela La Liga em casos de manifestações racistas nas arquibancadas.

As imagens detalham o instante em que Bengoetxea critica o protocolo e promete a Vini Jr, Éder Militão e Ancelotti a suspensão do jogo em caso de novos insultos. 

VEJA MAIS 

image 'O Real Madrid não vai mais tolerar incidentes racistas com nossos jogadores', diz Florentino Pérez
Presidente do time espanhol informou que também é preciso ter mudanças na arbitragem para que a vítima não seja punida, como ocorreu com Vini Jr

image Entidades apresentam denúncia contra Espanha e La Liga após casos de racismo contra Vinícius Jr
As organizações denunciaram os frequentes atos de racismo direcionados ao brasileiro, considerando-os manifestações do racismo estrutural

image 'Vamos para cima das autoridades', diz ministra Anielle Franco sobre caso de racismo contra Vini Jr.
A ministra da Igualdade Racial afirmou disse que já está em contato com autoridades espanholas e declarou repúdio ao episódio sofrido por Vinícius Júnior

Inicialmente, o jogo é paralisado pelo juiz após reclamações de Vinícius Júnior, que disse ter ouvido torcedores do Valencia o chamarem de ‘macaco’ aos 24 minutos do segundo tempo. Bengoetxea chama o delegado da La Liga e informa a Luis Fernando Marco ter visto manifestações racistas e objetos sendo lançados. Em seguida, pede para que a torcida seja advertida pelos alto-falantes. 

Burgo Bengoetxea: “A próxima em que houver “Macaco, macaco”, vamos para dentro. Já sabe. Na próxima que houver “Macaco, macaco”, vamos para dentro”, avisa. 

O árbitro informa que o caso denunciado pelo jogador já foi alvo da primeira advertência, e que também estava indicando o lançamento de objetos no campo. Em seguida, o juiz promete suspender a partida em caso de reincidência. 

A conversa entre Bengoetxea e Ancelotti, técnico do Real Madrid, também é mostrada. O treinador parece revoltado e diz que “se ouviu a palavra macaco, temos que parar o jogo”. O árbitro concorda e avisa novamente que se voltar a acontecer, a suspensão será feita. 

Depois, o árbitro conversa com Vinícius Júnior e Éder Militão para explicar o andamento do protocolo. “Vini, me escute. Por favor. Escute-me. Escute-me, escute-me, escute-me. Te peço que siga. Se houver outra, vamos para dentro. Confia em mim? Beleza”, diz Bengoetxea a Vini Jr. 

Para Militão, o juiz reafirma ter avisado sobre o caso e diz que não pode fazer mais. “É que é assim, Éder. É assim o protocolo. É uma vergonha, é uma vergonha. Sei que é. Mas não posso mudar. Beleza?”, completa. 

(*Beatriz Moura, estagiária sob supervisão do editor de OLiberal.com, Felipe Saraiva) 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES