Empossada: Graciete Maués assume a presidência interina da FPF; vídeo

Tunante teve que se afastar do comando do clube para assumir o cargo na Federação Paraense de Futebol

O Liberal
fonte

A Federação Paraense de Futebol está temporariamente sob novo comando. Graciete Maué, presidente da Tuna Luso Brasileira, assumiu interinamente a entidade na tarde desta segunda-feira (24), em cerimônia realizada na sede da FPF.

A mandatária tunante vai gerir a casa do futebol paraense até a realização das novas eleições, algo que ainda não possui data já que o pleito está paralisado por ordem da Justiça desde dezembro.

Em seu discurso de posse, Graciete Maués foi breve e garantiu que irá trabalhar com responsabilidade em prol dos demais filiados. "Prometo agir de forma imparcial e transparente até as eleições da instituição", afirmou Maués. 

Para assumir a FPF, Graciete Maués teve que se afastar do cargo na Tuna. O clube passa a ser comandado pelo vice, Miltoniel Sobral. Mesmo sendo de maneira temporária, a tunante passa a ser a primeira mulher na história a presidir a Federação Paraense de Futebol. 

“Claro que não deixarei de ser Tuna. Porém, pelo estatuto [da Tuna] tive que me ausentar, pedir uma licença temporária e meu vice de gestão [Miltoniel Sobral] já assumiu. Não é que eu deixe de ser presidente, estou afastada para assumir interinamente este cargo aqui na Federação, exatamente pela Tuna ser o clube filiado mais antigo", explicou.

Veja mais

image Adelcio Torres afirma que convidou presidente da Tuna para assumir FPF: 'decisão minha'
Apesar disso, ex-presidente da Federação diz que medida foi apoiada no estatuto da entidade. Mandatária tunante deve ficar no novo cargo até a realização de novas eleições.

image Presidente da Tuna assume FPF de forma interina; Graciete é a primeira mulher a liderar a Federação
Informação foi confirmada pela própria Graciete Maués

O primeiro compromisso no novo cargo ocorrerá na noite desta segunda-feira, na festa de lançamento do Parazão 2022. “É um desafio novo, vou não só como professora, mas como aluna também aprender, humildemente, irei aprender tudo aquilo que desconheço em termo de Federação e procurar, com justiça e imparcialidade, fazer um bom trabalho em prol do futebol do estado do Pará”, concluiu Maués.

“A senhora presidente Graciete Maués, que tem muito trabalho na Tuna Luso, saberá conduzir o destino do futebol paraense. A senhora como a primeira presidente da nossa federação, hoje, já estará assinando o contrato com o nosso Governador", completou o vice-presidente da FPF, Maurício Bororó.

Entenda do caso

As eleições da FPF deveriam ter ocorrido no dia 28 de dezembro, no Pará Clube. No entanto, na véspera do pleito a Desembargadora Eva do Amaral Coelho, que estava de plantão pelo Tribunal de Justiça do Pará, suspendeu a eleição. O pedido foi da Liga Atlética de Castanhal em conjunto com a chapa "Futebol de Primeira", liderada por Paulo Romano, atual vice-presidente da entidade.

De imediato, o presidente da comissão eleitoral, Jeff Launder, garantiu a suspensão do pleito e disse que ainda seria deliberado qual seria a nova data. Segundo a comissão, a decisão foi tomada porque muitos filiados acabaram se desmobilizando para ir votar após saber da decisão da Justiça de suspender o pleito.

image Eleição FPF: segue indefinida nova data para eleger presidente da entidade
Processo eleitoral, que seria realizado na manhã desta terça-feira (28), foi suspenso e segue com indefinição

image Chapa de Paulo Romano entra na justiça para garantir participação na eleição da FPF, marcada para amanhã (28)
O pedido do mandado de segurança para garantir a presença do candidato na eleição será protocolado ainda na manhã desta segunda-feira

A partir daí, o então atual presidente e candidato à reeleição, Adelcio Torres, havia garantido respaldo da CBF para se manter no cargo até a data da nova eleição. Porém, na semana passada, em acordo com as demais chapas, foi definido que Adelcio deixaria a presidência. O regimento interno da FPF atesta que, em caso de vacância do cargo, assume o comando o presidente do filiado mais antigo - no caso, a Tuna Luso.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES