Com vaga na Série D de 2025 garantida, Tuna Luso mira reestruturação do estádio a longo prazo

A guinada no futebol tem sido um indicador positivo para a atual gestão, que pretende reforçar os pilares do clube com cautela e responsabilidade financeira

Luiz Guilherme Ramos
fonte

Com a classificação à semifinal do Parazão 2024, em três dos últimos quatro anos a Tuna Luso ficou pelo menos entre os quatro primeiros da elite paraense. Depois de anos no ostracismo, o tradicional clube cruzmaltino está conseguindo estabilidade na elite do futebol e tem como desafio se reestabelecer no cenário nacional. Um dos principais objetivos do clube foi alcançado, a vaga na Série D, a atual gestão tunante mira agora na solidez do futebol a longo prazo. 

Para chegar ao objetivo seguinte, no entanto, o clube precisa se debruçar com firmeza sobre o tema mais espinhoso da reestruturação: o gramado do Souza, que, para o diretor de futebol, Éder Pisco, vem sendo tratado com responsabilidade. "Visualmente a gente tem tido problemas, mas em termos de futebol, não. Tivemos uma praga lá que nos obrigou a fazer uma manutenção emergencial e isso trouxe problemas em algumas áreas, justamente as que mais aparecem nas imagens das partidas", explica.

"Mas o campo em si está bem menos pior do que aparenta", prossegue. "Na área próxima às grades externas e arquibancada, tem um escape muito grande de 6 metros. Dessa parte a gente pega grama e replanta em áreas não muito boas. Nessa praga tivemos perda de toda essa área, pois ela se alimentou e deixou um aspecto queimado", detalhe. Apesar disso, ele garante que o caso não é novidade, seja na Tuna, seja no Parazão em geral, que sofre com a falta de estádios. 

VEJA MAIS

image Após reunião, Águia e Tuna garantem vaga na Série D e Copa Grão-Pará vale Copa do Brasil em 2025
Presidente da FPF, Ricardo Gluck Paul, confirmou a decisão após congresso técnico com os clubes nesta sexta-feira (22)

image Parazão: Após acordo, jogos entre Remo x Tuna serão disputados no Mangueirão; veja as datas
Diretorias do Remo e da Tuna decidiram que os confrontos pelas semifinais do Campeonato Paraense 2024 serão disputados no Colosso do Bengui

image Atacante da Tuna, Cearense prefere pegar o Remo no Mangueirão e critica gramado do Souza
Atacante Leandro Cearense afirmou em entrevista à Rádio Liberal +, que o gramado do Estádio do Souza não está bom para a prática do futebol

"Tivemos uma questão muito séria que foi o uso do estádio pelo São Francisco, ou seja, o Souza recebeu o dobro de jogos e os dias de descanso que o gramado precisa foram eliminados. Além disso, até os melhores estádios apresentaram problemas no gramado, como Baenão, Curuzu e Mangueirão", reforça. A solução, segundo ele, é tentar aderir ao patrocínio estadual, que ajudou a dupla Re-Pa a melhorar suas respectivas estruturas. 

"A situação nessa época é inadministrável. Nosso projeto maior e que estamos conversando é conseguir o Banpará Souza. O Banpará patrocinou Baenão e Curuzu, trazendo mais conforto para o torcedor. Estamos nessa expectativa também", revela. 

Se o carro chefe do clube tem voltado aos braços do futebol, a gestão lusa planeja também fortalecer o lado social, que por muitos anos, segundo o próprio diretor, foi deixado de lado. "Essa mudança requer um certo tempo, porque em gestões anteriores o clube foi dilapidado estruturalmente, receita de sócios. Isso é um processo que tem que partir da gestão, para que o clube ser superavitário novamente. Escolinhas, parte esportivas, social, tudo isso tem crescido. A questão financeira do clube, mais segura, regrada, o resto acontece com o tempo, mesmo sabendo que tem muito a melhorar, principalmente para os sócios", completa. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES