CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Após conquista do paraense, jovem faixa-preta mira o Campeonato Brasileiro de Taekwondo

Aos 13 anos, Renan Lisbôa acumula feitos, conquistas e leva o esporte paraense mundo afora

O Liberal
fonte

Após conquistar o título de Campeão Paraense de Taekwondo (Poomsae), na categoria Cadete, faixa preta, em 2025, o jovem atleta paraense Renan Lisbôa direciona a preparação para um importante salto na carreira: a disputa do Campeonato Brasileiro, que acontecerá em São Paulo, entre os dias 17 e 19 de outubro.

Com apenas 13 anos, Renan vive um momento importante, em uma retomada necessária após quatro anos afastado das competições por conta da pandemia. 2024 foi o ano do seu retorno aos tatames, mesmo com todas as dificuldades de adaptação às novas regras e técnicas da modalidade. O esforço rendeu frutos com a conquista do título estadual e a vaga para o principal evento nacional da categoria.

A trajetória de Renan no taekwondo começou cedo. Aos 5 anos, iniciou os treinos com o mestre @portotaekwondo e, três anos depois, aos 8, alcançou a graduação de faixa preta, tornando-se um dos mais jovens do Brasil a obter o reconhecimento máximo na luta. Conquistou diversos títulos até a paralisação das competições por conta da pandemia, em 2020. 

VEJA MAIS

image Aluna ESCJ e professor conquistam títulos no Campeonato Paraense de Taekwondo 2025
Conquista representa a importância do esporte no âmbito escolar

image Terceira edição do Campeonato Paraense de Taekwondo acontece em Belém neste fim de semana; confira
Apenas atletas inscritos na Federação poderão participar, garantindo um nível de competitividade elevado

image Campeonato Brasileiro de Taekwondo: 15 atletas paraenses brigam por títulos em três categorias
Competição começa na quarta-feira (16), em Fortaleza (CE), com três categorias em disputa

Agora, de volta aos tatames pela equipe @torres_taekwondo, Renan projeta um calendário intenso de competições ainda em 2025. Além do Campeonato Brasileiro, ele projeta participações na Copa Regional Norte, em Boa Vista (RR), nos dias 14 e 15 de junho, e na Copa do Brasil, em Porto Alegre (RS), de 12 a 16 de novembro.

“Caso eu tenha um bom rendimento nas competições, se eu for campeão em pelo menos uma delas, posso garantir uma vaga no Grand Slam de Taekwondo 2026, que definirá a Seleção Brasileira para o próximo ciclo olímpico. Apesar de eu ainda ter 13 anos, já sonho em poder disputar uma Olimpíada pelo Brasil, representando o Pará”, afirma Renan.

Renan Lisboa

Atualmente, Lisboa busca apoio para seguir competindo em alto nível, diante do aumento significativo das despesas com viagens, deslocamentos terrestres, hospedagem, alimentação, entre outros custos que, muitas vezes, tornam a vida do atleta amador inviável sem o suporte financeiro, seja da iniciativa privada ou de órgãos governamentais.

“Infelizmente, como em todo esporte amador, o investimento no atleta de taekwondo é bastante limitado. Muitos buscam patrocínio, seja financeiro, em forma de equipamentos ou outros tipos de suporte, para que possam se dedicar ainda mais aos treinamentos. Esse apoio é fundamental para investir em uma preparação de melhor qualidade, visando alcançar o mais alto nível nas grandes competições", destaca Rodrigo Lisboa, pai do atleta.

Instagram do atleta: @renan.l1sb0a

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES