Veja sete dicas para economizar gasolina em meio a alta no preço dos combustíveis

Momento obriga consumidores a reavaliar os gastos com transporte. Educador financeiro dá algumas orientações

O Liberal
fonte

Um dos maiores impactos provocados aos brasileiros por causa da guerra entre a Ucrânia e a Rússia envolvendo os preços dos combustíveis, que já vinha passando por sucessivos aumentos antes mesmo do conflito. Nesta quinta, os consumidores tiveram mais um duro golpe com o anúncio de reajuste de 18% para a gasolina e 24,9% no diesel, anunciado pela Petrobrás. A medida provocou uma corrida aos postos, que não perderam tempo em repassar o aumento para as bombas.

VEJA MAIS

image 'Alguns querem que eu vá lá na Petrobras dar um murro na mesa', diz Jair Bolsonaro
O presidente comentou sobre o reajuste nos preços da gasolina, diesel e gás de cozinha anunciado pela empresa petroleira

image Enorme fila em posto de combustível causa caos no trânsito na av. Independência
Motoristas se aglomeram para garantir abastecimento antes do aumento oficial anunciado pela Petrobrás

image Postos que reajustarem o valor do combustível hoje podem ser multados; entenda
o novo reajuste do preço médio do litro do combustível da Petrobras será de 18% para a gasolina e 24,9% no diesel

“O aumento ocasiona um gasto extra que deve ser avaliado antes de entrar no orçamento, precisando repensar o uso dos veículos”, declarou o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos.

Ele chama a atenção ainda para o previsível aumento nos preços dos produtos que consumimos, já que grande parte é transportado por caminhões movidos a diesel, e o provável aumento dos preços dos serviços de transporte, como ônibus e táxi.

Nesse cenário, o especialista diz que é preciso considerar formas de economizar no combustível. “Repense o uso do carro em determinadas situações, já que nem sempre é preciso fazer tudo com ele. Otimize as viagens, pegando ou oferecendo carona e fazendo rodízios com colegas de trabalho e amigos”, orienta Domingos.

Outra orientação é observar os custos gerais de veículos, não apenas envolvendo combustíveis. “Não olhar os gastos totais é uma armadilha, é preciso ter consciência sobre as diversas despesas envolvidas. As básicos são: prestações, seguro, combustível, manutenção, IPVA, licenciamento, lavagens e, até mesmo, possíveis multas”, alerta Reinaldo Domingos.

Segundo análises da ABEFIN, o custo de manutenção de um veículo já quitado é, em média, de 2% do valor de compra do mesmo. Dessa, forma a manutenção de um veículo de R$30 mil, por exemplo, tem um custo de aproximadamente R$600,00 mensais.

“Vejo que muitos mantêm o carro apenas por status e o resultado é o endividamento ou a necessidade de devolver esse bem. Há famílias que possuem mais de um carro e deixam um deles parado na garagem, sem perceber que estão perdendo dinheiro. Outras o trocam pelo transporte público ou por Táxi ou transporte por aplicativo e obtém grande economia, sem piorar sua qualidade de vida”, avalia o presidente da ABEFIN.  

Caso a opção seja realmente ter o veículo, veja algumas dicas para economizar combustível:

  • Analise a necessidade de fazer tudo com o carro; realizar algumas caminhadas, além de ser saudável, pode gerar boa economia;
  • Alterne o uso do carro com o transporte público, assim terá diminuição no orçamento mensal no que se refere a gastos com locomoção;
  • Ofereça e pegue caronas com familiares, amigos e colegas de trabalho sempre que possível. Assim, além da economia, há maior sociabilização;
  • Dirija e utilize o veículo com consciência. Algumas ações geram maior consumo de combústivel, como manter o ar-condicionado ligado e trocar de marcha na velocidade inadequada;
  • Abasteça em postos de sua confiança, garantindo a qualidade da gasolina que está comprando;
  • Mantenha os pneus calibrados, pois se estiverem abaixo do recomendado pelo fabricante, há resistência na rolagem e o carro consume mais combustível. Isso sem contar o desgaste dos pneus, que são caros;
  • Mantenha o carro sempre revisado, pois um motor mal regulado pode gastar mais combustível. Assim também evita imprevistos que podem estourar as finanças.

FONTE: ABEFIN

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA