Senai oferece 66 cursos para população paraense

Classes são de curta duração ou à distância; muitas são gratuitas

Elisa Vaz / Redação Integrada

Uma das empresas integrantes do Sistema S, entidade que reúne nove instituições profissionais brasileiras, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) oferece cursos de educação em diversas áreas, desde iniciação profissional até graduação e pós-graduação tecnológica.

LEIA MAIS:
- Cursinho Pré-Vestibular Municipal terá turma específica de Medicina em 2019
Portal do trabalhador oferta mais de 400 vagas em cursos profissionalizantes
- UEPA abre 300 vagas em cursinho gratuito que prepara para o Enem

Atualmente, entre os cursos de curta duração e os de educação à distância (EAD), são 66 classes disponíveis para a população paraense. Todas elas podem ser encontradas no site do Senai.

As aulas à distância, que têm 12 turmas disponíveis, todas gratuitas, podem ser sobre temas variados. Para consultar a duração de cada curso, o interessado deve criar um login no site do Senai.

Os assuntos são consumo consciente de energia, desenho arquitetônico, educação ambiental, empreendedorismo, finanças pessoais, fundamentos de logística, lógica de programação, metrologia, noções básicas de mecânica, prioridade intelectual, segurança do trabalho e tecnologia da informação e comunicação.

Já os cursos de curta duração variam de 12 a 280 horas, e têm turmas gratuitas e outras que chegam a R$ 700, dependendo do assunto lecionado e do tempo de aprendizado. No site do Senai, consta o valor e a quantidade de horas de cada curso.

São 44 classes ofertadas, entre elas as básicas de Word, PowerPoint e Excel, e outras de mecânica, mercenaria, eletricidade, atendimento, vendas, segurança no trabalho, configuração de computadores, logística empresarial, gestão de pequenos negócios, costura, assistente administrativo e mais.

Em 65 anos de atuação, o Senai capacitou cerca de um milhão de pessoas para a indústria. Só em 2018, foram 251 serviços tecnológicos prestados, 1.481 empresas atendidas e foram realizadas mais de 59 mil matrículas em educação profissional.

Além da capital paraense, a empresa também atende locais que não possuem sedes fixas, por meio das 15 unidades móveis, que são capazes de chegar a outros municípios do Estado. No mesmo ano, foram 2.129 atendimentos em cerca de 30 cidades do Pará.

Uma pesquisa do Ibope mostrou que, entre os entrevistados que conheciam a instituição, 94% considerou o Senai ótimo ou excelente.

Economia