MENU

BUSCA

Sebrae Pará premia iniciativas voltadas à bioeconomia na Amazônia

As startups Amazônia Domos & Cia, Apoé Biotecnologia e Soul da Mata foram as vencedoras do módulo Ideação do projeto Inova Amazônia

Amanda Engelke

A startup Amazônia Domos & Cia foi a grande vencedora no Pará do módulo Ideação do projeto Inova Amazônia, iniciativa de aceleração de negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A empresa, que atua como construtech de arquitetura modular inteligente a partir de formas orgânicas, foi uma das 22 que apresentaram suas ideias de negócios durante o “Demoday” do projeto, nesta segunda-feira (29), na sede do Sebrae Pará, em Belém.

Petrônio Medeiros, cofundador da startup, foi responsável por apresentar o negócio aos jurados. Pelo primeiro lugar, a empresa faturou R$ 30 mil. “Nossa startup desenvolve soluções modulares para diversas áreas, com foco atual no setor de turismo. Acreditamos no potencial e nos insumos da nossa região, então utilizamos materiais locais. Estamos muito gratos por todo aprendizado durante os meses em que estivermos imersos nesse projeto”, afirmou o representante.

VEJA MAIS

30 ideias concorreram ao prêmio principal

Durante o dia, os projetos foram apresentados em formato de pitches para uma banca avaliadora. No estado do Pará, 30 ideias de negócios concorreram ao prêmio principal, dos municípios de Belém, Ananindeua, Santarém, Parauapebas, Mocajuba, Gurupá, Paragominas, Altamira, São João de Pirabas e Belterra. Thiago Gato, coordenador nacional do Inova Amazônia e que participou como jurado da etapa, destacou a diversidade de ideias.

“Trabalhamos em dois módulos, e o módulo que concluímos é o de ideação, fechando o ciclo de 2023. Tivemos neste processo empreendimentos de segmentos diversos e observar a população local desenvolvendo soluções com base nos recursos naturais disponíveis em seu entorno é motivador. Acreditamos que este é o caminho certo, o de desenvolvimento sustentável e econômico-social com base nos recursos e insumos naturais locais”, defendeu Gato.

Renata Batista, gerente da unidade de Sustentabilidade e Inovação do Sebrae no Pará, acrescentou que o Inova Amazônia tem por objetivo acelerar negócios inovadores a partir da vocação da Amazônia: a bioeconomia. “No Inova, as propostas passam por capacitação com o suporte de uma aceleradora e entram na fase de ideação para se transformarem em um produto validado para o mercado. Algumas já estão vendendo, mas a ideia é desenvolver ideais”, concluiu.

Economia