Decreto regulamenta desconto no IPVA para 2026 no Pará

Documento foi publicado em edição extra do Diário Oficial

Thaline Silva*
fonte

O governo do Pará publicou, em edição extra do Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (15), o Decreto nº 5.106, que estabelece descontos para a antecipação do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao exercício de 2026.

De acordo com o decreto, o IPVA de veículos automotores rodoviários usados, com fato gerador em 1º de janeiro de 2026, poderá ser pago em cota única com descontos que variam de 5% a 15%, conforme o histórico de infrações do contribuinte.

VEJA MAIS 

image Será o novo Uno? Confira o Fiat Dolce Camper, conceito do novo compacto para 2026
Conceito apresentado no Salão de São Paulo antecipa o design e as linhas do futuro compacto da Fiat, previsto para 2026

image Pará registra alta de mais de 200% na frota de carros elétricos em dois anos, mostra levantamento
O salto reflete tanto o avanço da mobilidade elétrica no país quanto o impacto direto de incentivos locais, como a isenção de IPVA e novas linhas de financiamento, e lojistas locais já observam as mudanças de consumo

O maior desconto, de 15%, será concedido aos proprietários que quitarem o imposto integralmente até a data limite da primeira parcela e que não tenham registrado multas de trânsito nos últimos dois anos. Para os contribuintes sem multas no ano anterior, o abatimento será de 10%. Já aqueles que se enquadrarem nas demais situações poderão obter desconto de 5% no pagamento integral dentro do mesmo prazo. Os percentuais são os mesmos definidos para 2025. 

O decreto também prevê a possibilidade de parcelamento do imposto em até três parcelas mensais, iguais e sucessivas, sem concessão de desconto. Os prazos e as formas de pagamento ainda serão definidos em ato específico da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).

A medida entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos válidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2026. Ao final desse período, volta a valer o tratamento tributário previsto no Regulamento do IPVA, aprovado pelo Decreto nº 2.703, de 27 de dezembro de 2006. O decreto é assinado pelo governador do Estado do Pará, Helder Barbalho.

*Thaline Silva, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do núcleo de Política e Economia

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA