Saiba como garantir a segurança das compras online

Invasão de contas em sites de compras se torna cada vez mais recorrente

Emilly Melo
fonte

Apesar da campanha de Black Friday ser realizada especialmente na última semana de novembro, o fim do ano costuma ser um período de grande movimentação no comércio, principalmente por conta das demais datas comemorativas celebradas nesta época. Contudo, a busca por descontos e melhores ofertas pode colocar o consumidor em riscos na hora de efetuar as compras pela internet. 

Além das ofertas falsas, a prática de invasão de contas em sites de compras se torna cada vez mais recorrente entre os golpes virtuais praticados atualmente. Pensando nisso, o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), vinculado ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), lançou um novo fascículo da Cartilha de Segurança para Internet, desta vez com foco na adoção de boas práticas de autenticação. 

De acordo com a publicação, usar apenas senhas pode não ser totalmente eficiente para evitar ataques e vazamentos de dados. Para reforçar a segurança, a recomendação é criar uma camada extra de proteção por meio da verificação em duas etapas. 

“Um artifício muito comum usado por golpistas é a criação de sites falsos de lojas conhecidas com o objetivo de obter login e senha dos usuários, e depois usam essas informações para fazer compras nos sites oficiais. Com a verificação em duas etapas ativada, por exemplo, os atacantes não conseguirão acessar a conta no sítio original, porque precisarão de dados adicionais para invadir a conta da outra pessoa”, explica Cristine Hoepers, gerente do CERT.br. 

VEJA MAIS

image Black Friday: consumidor deve ter atenção nas boas ofertas para não cair em golpes
Vítimas de crimes cibernéticos devem procurar a polícia e registrar a ocorrência

image Black Friday: confira sete sites para comparar os preços e economizar nas compras
As plataformas digitais de busca de preços realizam uma análise em várias páginas na web para selecionar as melhores ofertas

image Consumidores aproveitam Black Friday para presentes de Natal 
Clientes redobram atenção para promoções e descontos  

 Como aumentar a segurança das contas online?

A principal recomendação é ativar a verificação de duas etapas. Esse recurso impede que o atacante invada a sua conta, mesmo se descobrir a sua senha. O ideal é escolher o método que considerar mais prático e seguro, como ter uma chave de segurança física ou usar aplicativos de celular para gerar códigos de verificação e recebê-los via mensagem de voz ou texto.

Senhas fortes

Usar a mesma senha em todas as plataformas é considerado arriscado, pois é preciso descobrir apenas a senha de uma conta que o invasor terá acesso a todas as outras em que ela for usada. Ao desconfiar que a senha usada em diversas aplicações foi descoberta, é necessário trocá-la imediatamente. 

Para diminuir os riscos de invasão, é aconselhável escolher uma senha criativa, como: 
- Usar palavras longas;
- Usar caracteres especiais (como #,@,&);
- Misturar letras maiúsculas e minúsculas;
- Usar números.

Para quem tem dificuldade de se lembrar de tantas senhas diferentes, uma dica é adotar um método de gerenciamento dessas informações que for o mais prático e seguro. Um exemplo é usar aplicativos gerenciadores de senhas, anotá-las em um papel e guardá-lo em local seguro, ou gravá-las em um arquivo criptografado.

 

(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA