CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

EUA: democratas veem 'abuso de poder' em tarifa de Trump ao Brasil, mas não sinalizam reação

Em comunicado, o senador Ron Wyden, membro do Comitê Financeiro, acusou Trump de "sacrificar a economia" para ganhos pessoais

Estadão Conteúdo
fonte

Um grupo pequeno de parlamentares democratas criticou a ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifa de 50% sobre importações do Brasil, como um sinal de "abuso de poder". A oposição, porém, não delineou medidas concretas de reação, após o republicano demandar o fim do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro na Justiça ao justificar a sobretaxa.

Em comunicado, o senador Ron Wyden, membro do Comitê Financeiro, acusou Trump de "sacrificar a economia" para ganhos pessoais. "Trump vai fazer os americanos pagarem mais por café, hambúrgueres e moradia, não para conseguir um acordo melhor para os trabalhadores ou famílias dos EUA, mas para pressionar o Brasil a deixar seu ex-presidente corrupto escapar impune", afirmou, em comunicado.

Wyden disse ainda que a ofensiva tarifária do presidente americano é "ilegal". Ele afirmou trabalhar com procuradores estaduais para questionar a autoridade de Trump no comércio, além de atuar com outros senadores para "recuperar nosso papel constitucional" no tema.

A senadora Jeanne Shaheen, do Comitê de Relações Exteriores, argumentou que a tarifa ao Brasil "faz pouco sentido", uma vez que os americanos mantém superávit comercial com o País. Para ela, a decisão apenas eleva as incertezas para empresas e exportadores. "Os americanos merecem um presidente que coloque as finanças das suas famílias em primeiro lugar, e não a sorte política de cúmplices estrangeiros corruptos", afirmou.

O senador Tim Kaine, que concorreu à vice-presidência na chapa da candidata Hillary Clinton em 2016, traçou paralelos entre o caso de Bolsonaro e o processo contra Trump pela invasão do Capitólio em 2016. Para ele, a taxação indica que "lamentos políticos perturbados" do republicano. Ele prometeu usar "todos os meios disponíveis" para bloquear as tarifas, mas não detalhou o que pretende fazer. "Usar tarifas para interferir em processos judiciais estrangeiros leva o abuso de poder a um nível totalmente novo", criticou.

Na Câmara dos Representantes, a deputada Linda Sánchez chamou a sobretaxa aos brasileiros de "abuso de poder". Segundo ela, Trump deflagra uma guerra comercial para apoiar um aliado. "Isto não é apenas antidemocrático, mas também corrupto", disse.

Entre os republicanos, o senador Rand Paul, conhecido por posições mais libertárias, disse a repórteres que simpatiza com a situação de Bolsonaro, mas que a política comercial não é o fórum adequado para lidar com questões políticas. "Se isto for feito para os acontecimentos atuais de todos os países, levará ao caos", ressaltou, conforme relatado pelo The Hill.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA