Helder cobra países desenvolvidos e diz ser possível desenvolvimento com sustentabilidade
O governador paraense afirmou que o Brasil pode propor ao mundo efetivos financiamentos que permitam com que a floresta contribua com o desafio da redução das emissões
O governador Helder Barbalho afirmou, na tarde desta terça-feira (24/9), que é possível pensar em um mundo desenvolvido economicamente preservando e fortalecendo a floresta. O posicionamento do chefe do Poder Executivo Estadual do Pará aconteceu durante o Concordia Summit & COP Discussions, evento promovido pela organização sem fins lucrativos Concordia, em Nova Iorque.
Ao longo de sua participação no encontro, o governador cobrou políticas públicas e diplomacia mais ativas dos países desenvolvidos em relação aos acordos internacionais voltados à preservação e recuperação do meio ambiente. “Compreendo que o Brasil pode ser líder mundial nesta agenda de balancear os modelos de desenvolvimento com a preservação da floresta”, analisou.
VEJA MAIS
O governador paraense afirmou que o Brasil pode propor ao mundo efetivos financiamentos que permitam com que a floresta contribua com o desafio da redução das emissões. “Precisamos monetizar para fazer com que a floresta viva possa sobreviver às pressões econômicas”, alertou Barbalho.
“E aí, os grandes países, os países que lideram a economia global, precisam falar menos, assinar menos papel e fazer mais, fazer um financiamento efetivo, com compromissos efetivos com iniciativas reais, para que nós possamos salvar a humanidade a partir de soluções baseadas na natureza e soluções baseadas no cuidar das pessoas”, analisou o governador paraense.
O evento contou com a participação do ex-presidente da Colômbia, Ivan Duque Marquez, que na oportunidade destacou ao governador a importância de Belém sediar a da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecerá em novembro de 2025, na capital paraense. “Oportunidade de falarmos da Amazônia”, ponderou.
Concórdia
A Concordia é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2011 por Matthew A. Swift e Nicholas M. Logothetis, que permite parcerias público-privadas para criar um futuro mais próspero e sustentável. Uma de suas estratégias de atuação é a convocação de chefes de estado, autoridades governamentais, executivos de alto escalão e líderes de organizações sem fins lucrativos e fundações para encontrar soluções intersetoriais que abordem os maiores desafios do nosso tempo.
A organização também sedia cúpulas regionais com foco nas Américas, Estados Unidos, Europa e África. E promove a Cúpula Anual da Concordia, que ao lado da Assembleia Geral da ONU, é o maior e mais inclusivo fórum apartidário.
A Concordia é uma organização sem fins lucrativos registrada . De acordo com os integrantes, Concordia convoca pensadores, incuba ideias e parcerias, criando um novo modelo de como uma organização sem fins lucrativos e apartidária pode ter um impacto global. Com o apoio de membros, parceiros e consultores, a Concordia facilita o impacto social por meio de eventos e parcerias.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA