Bandeira tarifária verde continua em setembro e perspectiva é de manutenção até o final do ano
Manutenção sem taxa extra da bandeira verde foi fundamentada nas favoráveis condições de geração de energia no Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira, 25, sua decisão de manter a bandeira tarifária verde durante o mês de setembro. Isso significa que as faturas de energia elétrica permanecerão sem acréscimo adicional no próximo mês. A previsão é de que essa condição se mantenha inalterada até o término deste ano.
A manutenção da bandeira verde foi fundamentada nas favoráveis condições de geração de energia no Brasil. Os consumidores ligados à rede elétrica nacional não têm incorrido em taxas adicionais nas contas de luz há mais de um ano. A bandeira tarifária verde está vigente desde abril de 2022.
VEJA MAIS
O diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, ressaltou, em comunicado, que essa determinação é altamente positiva e fez menção ao início da consulta pública da proposta que visa reduzir os valores das bandeiras em até 36,9%.
Sistema de bandeiras tarifárias foi estabelecido em 2015
"Esta é a segunda notícia positiva da semana para o consumidor. A primeira foi o início da consulta pública que propõe reduzir o valor das bandeiras amarela em até 37%, a vermelha, patamar 1, em 31%, e a patamar 2, em quase 20%. As duas notícias indicam oferta abundante de energia e condições favoráveis de geração", destacou Feitosa.
O sistema de bandeiras tarifárias foi estabelecido em 2015 com o intuito de informar os custos de geração de energia aos consumidores brasileiros e mitigar os impactos financeiros nas distribuidoras de energia.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA