Aposentados e pensionistas do Pará fecham rua Alcindo Cacela, em frente ao IGEPREV

Eles alegam que não houve pagamento do benefício e também reclamam do atendimento do órgão

O Liberal

Aposentados e pensionistas do Estado do Pará fecharam, na manhã desta terça-feira (29), a rua Alcindo Cacela, em frente ao Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (IGEPREV). Segundo eles, o valor do benefício deste mês de março não caiu na conta. Eles também reclamam de problemas envolvendo o atendimento do órgão, como o número reduzido de senhas. O protesto começou por volta das 7 horas e às 9h30 a rua havia sido liberada. No dia 9 de março, o órgão informou que iria suspender o pagamendo de pensão ou aposentadoria de mais de dez mil segurados que não compareceram ao censo previdenciário.

VEJA MAIS

image Aposentados e pensionistas com o benefício suspenso no Pará vão receber na segunda (4), diz Igeprev
Porém, essas pessoas terão até o dia 30 de julho para regularizar o cadastro

Algumas pessoas aguardavam na fila desde as primeiras horas da madrugada, tentando resolver o problema. Havia vários idosos – alguns em cadeira de rodas – no local. A Polícia Militar também esteve na área. 

Tássia Almeida acompanhava a avó, Maria dos Santos, de 81 anos, uma das pessoas que teve o benefício suspenso. As duas chegaram 1 horas da madrugada, em busca de uma senha. "A gente veio em busca da senha para fazer a “prova de vida” dela. Antes, era feito no banco e infelizmente o dinheiro ficou preso, gente não conseguiu fazer esse resgate. Só (foi atendida) após muito tumulto, ela passar mal, desmaiar", declarou Tássia. Segundo ela, o órgão deu um prazo até quinze de março para efetuar o pagamento. 

VEJA MAIS

image Igeprev alerta que 12 mil aposentados e pensionistas podem ficar sem o benefício no Pará
Prazo para comparecer ao recenseamento se encerra no dia 8 de março

Após o protesto, o Igeprev anunciou a prorrogação do prazo para o Censo Previdenciário até o dia 30 de julho e afirmou que os aposentados e pensionistas que tiveram o benefício suspenso este mês vão receber na próxima segunda (4).

De acordo com informações divulgadas pelo Governo no dia 9 de março, o prazo para o recadastramento se encerrou no dia 8. Com a suspensão daqueles que não atenderam ao chamado, os proventos de aposentadoria e pensão ficarão retidos até a regularização, a partir do pagamento previsto para 29 de março.

A matéria informava ainda que os beneficiários que faltaram ao censo devem agendar atendimento no site sistemas.igeprev.pa.gov.br/siaag, na opção “regularizar benefício suspenso”, no período de 1º de abril a 6 de junho de 2022.

O censo previdenciário tem como objetivo atualizar os dados cadastrais e viabilizar a elaboração de ações de gestão e educação previdenciária. Por determinação da Lei Federal nº 10.887/2004, todos os regimes próprios de previdência devem fazer o recadastramento de seus segurados a cada cinco anos. Porém, segundo o Governo do Estado, desde 2012 o levantamento não era feito no Pará – em quase 19 anos de existência, é a terceira vez que o Igeprev realiza o censo.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA