Aposentados e pensionistas do Pará fecham rua Alcindo Cacela, em frente ao IGEPREV
Eles alegam que não houve pagamento do benefício e também reclamam do atendimento do órgão
Aposentados e pensionistas do Estado do Pará fecharam, na manhã desta terça-feira (29), a rua Alcindo Cacela, em frente ao Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (IGEPREV). Segundo eles, o valor do benefício deste mês de março não caiu na conta. Eles também reclamam de problemas envolvendo o atendimento do órgão, como o número reduzido de senhas. O protesto começou por volta das 7 horas e às 9h30 a rua havia sido liberada. No dia 9 de março, o órgão informou que iria suspender o pagamendo de pensão ou aposentadoria de mais de dez mil segurados que não compareceram ao censo previdenciário.
VEJA MAIS
Algumas pessoas aguardavam na fila desde as primeiras horas da madrugada, tentando resolver o problema. Havia vários idosos – alguns em cadeira de rodas – no local. A Polícia Militar também esteve na área.
Tássia Almeida acompanhava a avó, Maria dos Santos, de 81 anos, uma das pessoas que teve o benefício suspenso. As duas chegaram 1 horas da madrugada, em busca de uma senha. "A gente veio em busca da senha para fazer a “prova de vida” dela. Antes, era feito no banco e infelizmente o dinheiro ficou preso, gente não conseguiu fazer esse resgate. Só (foi atendida) após muito tumulto, ela passar mal, desmaiar", declarou Tássia. Segundo ela, o órgão deu um prazo até quinze de março para efetuar o pagamento.
VEJA MAIS
Após o protesto, o Igeprev anunciou a prorrogação do prazo para o Censo Previdenciário até o dia 30 de julho e afirmou que os aposentados e pensionistas que tiveram o benefício suspenso este mês vão receber na próxima segunda (4).
De acordo com informações divulgadas pelo Governo no dia 9 de março, o prazo para o recadastramento se encerrou no dia 8. Com a suspensão daqueles que não atenderam ao chamado, os proventos de aposentadoria e pensão ficarão retidos até a regularização, a partir do pagamento previsto para 29 de março.
A matéria informava ainda que os beneficiários que faltaram ao censo devem agendar atendimento no site sistemas.igeprev.pa.gov.br/siaag, na opção “regularizar benefício suspenso”, no período de 1º de abril a 6 de junho de 2022.
O censo previdenciário tem como objetivo atualizar os dados cadastrais e viabilizar a elaboração de ações de gestão e educação previdenciária. Por determinação da Lei Federal nº 10.887/2004, todos os regimes próprios de previdência devem fazer o recadastramento de seus segurados a cada cinco anos. Porém, segundo o Governo do Estado, desde 2012 o levantamento não era feito no Pará – em quase 19 anos de existência, é a terceira vez que o Igeprev realiza o censo.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA