Alckmin sobre tarifas dos EUA: Estamos confiantes que vamos corrigir essas distorções
Na semana passada o governo dos EUA anunciou a redução de tarifas para a carne bovina de alta qualidade, café, castanhas-do-pará, caju, coco, laranja, tomate, banana e outras frutas
O vice-presidente brasileiro e ministro Geraldo Alckmin demonstrou confiança, nesta segunda-feira (17), nas negociações com os Estados Unidos. O objetivo é reduzir ou retirar as tarifas de 40% sobre parte da pauta exportadora do Brasil. A declaração foi feita em coletiva de imprensa em Belém (PA).
Alckmin ressaltou a necessidade de "corrigir distorções" no comércio bilateral. Ele reforçou que os EUA possuem superávit comercial com o Brasil.
Na semana passada, o governo dos EUA anunciou a redução de tarifas para diversos produtos agrícolas brasileiros. Dentre eles, estão carne bovina de alta qualidade, café, castanhas-do-pará, caju, coco, laranja, tomate, banana e outras frutas.
Manutenção da Tarifa de 40%
Apesar do alívio tarifário para alguns itens, os Estados Unidos confirmaram ao governo brasileiro a manutenção da tarifa adicional de 40% sobre outros produtos. O sistema de notícias Broadcast Agro, do Grupo Estado, já havia antecipado esta informação. Segundo Alckmin, "Estamos trabalhando para reduzir mais as tarifas dos EUA".
Avaliação da COP30
Sobre a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), Alckmin informou que 118 países apresentaram suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs). As informações estão sendo atualizadas diariamente, após atraso nas apresentações.
O vice-presidente classificou a Conferência, que será realizada em Belém (PA), como "um sucesso".
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA