ACP comemora 204 anos de história com homenagens

Associação Comercial é considerada a segunda entidade empresarial mais antiga do Brasil e a mais longeva do Pará

O Liberal
fonte

A Associação Comercial do Pará (ACP) realizou, na noite desta segunda-feira (3), uma reunião aberta comemorativa para celebrar os 204 anos de história, na sede da instituição, em Belém. Fundada em 3 de abril de 1819, a ACP é considerada a segunda entidade empresarial mais antiga do Brasil e a mais longeva do Pará. Associados, representantes do setor empresarial e autoridades prestigiaram o encontro, que também contou com homenagens a personalidades e organismos que contribuem e apoiam o associativismo e o empreendedorismo no Estado. 

Em seu discurso, a presidente da ACP, Elizabete Grunvald, lembrou fatos históricos importantes que a Associação testemunhou, como a independência do Brasil, em 1822; a abolição da escravatura, em 1888; a implementação da Constituição Federal de 1988; entre outros. “A ACP chega aos seus 204 anos com uma trajetória de lutas e desafios em favor da classe empresarial e segue promovendo ações que estimulam o empreendedorismo, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento do setor produtivo, atuando fortemente na defesa dos interesses do Pará e do Brasil”, frisou. 

VEJA MAIS

image Empreendedorismo: Jovens empresários do Pará avaliam o que leva ao sucesso dos negócios
Membros do Conjove, que este ano completa 35 anos, eles contam o que consideram necessário para ser reconhecido como referência na área de atuação

image Associação Comercial do Pará (ACP) realizou 5° edição do Prêmio J. Dias Paes na Estação das Docas
Neste ano, a premiação homenageou a empresária Walda Cardoso, fundadora do Shopping da Saúde

image Associação Comercial do Pará lança ‘Manifesto pela democracia’
ACP afirma que 'não pode aceitar a censura pela censura'

A presidente também destacou os diversos “braços” que a ACP hoje possui e que contribuem para um suporte ainda maior aos empreendedores do Estado, como é o caso do Conselho de Jovens Empresários, do Conselho da Mulher Empresária e do Conselho de Câmaras Setoriais, entre outros. “Temos ciência da nossa missão e a convicção de que não temos medido esforços para discutir, analisar, propor e estar junto aos nossos parceiros das entidades empresariais e poderes constituídos, visando contribuir em tudo o que estiver ao nosso alcance para a melhoria do ambiente de negócios e do desenvolvimento sustentável das nossas empresas”, afirmou. 

O presidente do Conselho Superior da ACP, Lutfala Bitar, membro da Associação há mais de 50 anos, fez questão de ressaltar a importância da instituição para o Pará. “Nós, da Associação, temos o entendimento de que a entidade tem uma participação muito efetiva, muito grande, no desenvolvimento econômico e social do Estado do Pará. Então, esses 204 anos que estamos comemorando hoje são para nós um momento de alegria por todos esses anos e pelo momento que nós estamos vivemos agora, com a primeira mulher presidente da ACP em toda a história”, disse, referindo-se à Elizabete Grunvald. 

A presidente do Conselho da Mulher Empresária, Izabela Araújo, também festejou a representatividade feminina alcançada dentro da ACP. “A ACP tem toda a importância que uma entidade de classe bicentenária merece diante de todas as ações que realizou durante todos esses anos. É uma alegria fazer parte dessa Casa, que segue fazendo o papel dela, de ser a casa do empresário e da empresária. Hoje, temos mais de 250 mulheres empreendedoras associadas, o que, para nós, é uma grande honra, pois vemos a representatividade de fato do empreendedorismo feminino dentro da Associação”, pontuou. 

Antiguidade

Entre as homenagens oferecidas na reunião, a ACP destacou a empresa Sá Ribeiro, como a mais antiga associada ativa. A organização, fundada em 1910, já atuou em diversos ramos e hoje mantém apenas a atividade de aluguel de imóveis e estacionamentos. Ela pertence ao quadro da entidade desde 1917. “A nossa empresa foi fundada em 1910, porém, o registro na Junta Comercial do Pará é de 1911. Logo depois, entramos também na ACP, porque sempre foi um lema nosso prestigiar todas as associações e sindicatos de que pudéssemos fazer parte. Além disso, ser associados, em muitos momentos, nos ajudou a fechar negócios”, relatou o representante da empresa, Luiz Mendes Ribeiro, acrescentando que a Sá Ribeiro hoje é, também, uma das mais antigas empresas em funcionamento na capital paraense.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA