CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

A partir desta segunda, bancos deixam de oferecer transferências via DOC; saiba mais

Extinção definitiva do sistema ocorrerá no dia 29 de fevereiro, data limite para que os bancos processem transferências já programadas

O Liberal
fonte

A partir das 22h desta segunda-feira (15), as instituições associadas à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) encerram a realização de transferências via Documento de Ordem de Crédito (DOC), um dos mais tradicionais meios de pagamento bancário. A medida é válida para pessoas físicas e jurídicas, e a extinção definitiva do sistema ocorrerá no dia 29 de fevereiro, data limite para que os bancos processem transferências já programadas.

VEJA MAIS

image Modalidades de transferência DOC e TEC só funcionam até o dia 15 de janeiro
Já o prazo máximo para agendamento do DOC é 29 de fevereiro

image Bancos deixarão de oferecer DOC até fevereiro de 2024, segundo Febraban
A Transferência Especial de Crédito (TEC) também deixará de ser usada

No DOC, as operações são efetivadas um dia após o recebimento da ordem de transferência pelo banco. As instituições ainda deixarão de oferecer a Transferência Especial de Crédito (TEC), que são operações realizadas por empresas para o pagamento de benefícios a funcionários. Neste segundo caso, a transferência é efetuada, no máximo, até o final do dia em que foi dada a ordem.

Hoje, o valor máximo permitido para qualquer transação via DOC ou TEC é de R$ 4.999,99. Não foram anunciadas mudanças nas operações de Transferência Eletrônica Direta (TED).

Confira os prazos para encerramento das funções:

  • As ofertas dos serviços de transferências via DOC ou TEC aos clientes podem acontecer até às 22h desta segunda-feira (15)
  • Dentro do prazo, os clientes podem agendar o envio do DOC ou TEC para até 29 de fevereiro de 2024
  • Os bancos encerrarão os sistemas de recebimento e processamento de DOC e TEC no próprio dia 29 de fevereiro

Modalidades não são muito utilizadas

Sistema criado em 1985 pelo Banco Central, o DOC, segundo a Febraban, vinha sendo cada vez menos utilizado nos últimos anos, principalmente depois do lançamento do PIX, em novembro de 2020.

"Tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos. Os clientes têm dado preferência ao PIX, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado”, afirmou o diretor adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria.

De acordo com dados da instituição, o DOC não ficou nem entre os cinco principais meios de pagamento usados em 2023. A preferência foi pelo PIX, seguido do cartão de crédito e do cartão de débito.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA