CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Zenaldo Coutinho lança o livro de poemas 'Essência e Margem'

Esse é o terceiro livro do político, que há quase seis anos é membro da Academia Paraense de Letras.

O Liberal
fonte

O ex-deputado e ex-prefeito de Belém Zenaldo Coutinho lançou o terceiro livro de poesias intitulado “Essência e Margem” (Editora Academia das Letras). Membro da Academia Paraense de Letras (APL) desde o ano de 2017, o peessedebista optou por lançar a obra na sede da APL em meio a uma sessão de autógrafos que teve a presença de representantes da classe política e literária, na noite da quarta-feira (15).

VEJA MAIS

image Entidades se unem em prol da literatura na capital paraense
A ideia é usar o espaço da Livraria Fox para fundar uma livraria estadual com foco na Amazônia e autores paraenses

image João de Jesus Paes Loureiro entre o cânone e a cultura marginal
Escritor prepara lançamento de três novas obras e parcerias com artistas da cultura marginal

image Ester Sá estreia na literatura com 'Pedro Malasartes e o Pássaro Lapão'
O lançamento será no domingo, 5, com espetáculo gratuito de contação de história.

“Nos últimos dois anos, por estar com a vida mais tranquila, me dediquei muito à leitura, ao estudo e a produzir de maneira mais trabalhada. Esse livro marca o momento novo, não apenas com referência à inspiração, mas ao trabalho de procurar reduzir palavras, buscar plurissignificação e de procurar falar através de muitas vozes e não apenas a voz íntima”, descreve o autor.

Os poemas do novo livro versam sobre temas universais, como vida, morte, injustiça, natureza amazônica e agressão ambiental, entre outros. O prefácio da obra é assinado pela professora de Literatura, Amarílis Tupiassu.

Essência e Margem” foi precedido de “Floresta dos Sentimentos”, lançado por volta de 2011, e “Maré Lançante”, em 2017. “Eu tive fases, a minha primeira foi de escrever por impulso”, revela.

Na atual fase, Zenaldo buscou uma estética livre de rimas e de métricas. “Procuro, através da escrita, fazer com que o leitor não seja o mero agente passivo que recolha as palavras, mas que seja também um protagonista da escrita. Eu procuro na pontuação e sinalização, deixar livre a possibilidade do leitor contribuir para novos significados da leitura”, explica.

“Gosto desde criança de literatura. Vivi num ambiente que favorecia, a minha mãe foi professora de Literatura e Letras, meu pai também foi voltado às artes. Esse ambiente familiar acabou se estendendo também ao círculo de amizades. A leitura foi o sentido maior para que a gente pudesse se atrever a escrever poemas”, declara. Ele já está produzindo o próximo livro de poemas.

O vice-presidente da APL, João Augusto Oliveira, elogiou: “É muito importante para a academia (ter um acadêmico em produção). O Zenaldo é um grande membro que temos, pois enriquece a academia, é atuante e dinâmico. Ele é um grande poeta e escritor”.

A sessão de autógrafos contou com os shows musicais do saxofonista Marcos Puff e do violonista e escritor Salomão Habib, sendo esse último também membro da APL.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA