Personagens icônicos, Pereirão e Crô estão de volta em horário nobre

Reprise especial de 'Fina Estampa' fica no ar enquanto as gravações de 'Amor de Mãe' estiverem paralisadas

Redação Integrada de O Liberal, com informações da TV Globo

Conhecida por todo o Jardim Oceânico, região da Barra da Tijuca (Zona Oeste do Rio de Janeiro), a portuguesa Griselda Pereira (Lilia Cabral) é a melhor faz-tudo da redondeza. Há quase vinte anos, Pereirão, como também é conhecida, começou a fazer bicos quando seu marido, Pereirinha (José Mayer), faleceu. Para sustentar seus filhos Quinzé (Malvino Salvador), Antenor (Caio Castro) e Amália (Sophie Charlotte), Griselda adotou os pequenos consertos de casa como profissão. Sem vaidades nem arrependimentos, a viúva coloca o bem-estar dos filhos em primeiro lugar.

A partir desta segunda-feira, 23, o público vai acompanhar a história desta família na edição especial de ‘Fina Estampa’, obra de Aguinaldo Silva, com direção geral de Wolf Maya, que substitui provisoriamente a trama “Amor de Mãe”, que teve as gravações paralisadas por conta do coronavírus.

Lília Cabral fala sobre a volta da trama. “Apesar de ter ido ao ar em 2011, ‘Fina Estampa’ traz lições que continuam sendo importantes: a minha personagem, Griselda - ou Pereirão - tem um comportamento muito honesto diante dos filhos. Ela fazia tudo em função deles e teve que sobreviver dando educação e estabilidade à família. Por isso, fiquei muito feliz ao saber que a novela está de volta. Além disso, foi uma história que fez muito sucesso entre o público".

A atriz também lembra da repercussão da trama quando foi ao ar. "Recebemos muito carinho na época. Eu achei incrível a atitude da Globo, a responsabilidade e o respeito que a emissora está tendo com todos os profissionais envolvidos nas novelas que estão no ar atualmente, ao mesmo tempo em que é um desafio entrar para substituir ‘Amor de Mãe’, que está na boca do povo. As pessoas são apaixonadas pelos personagens que eles estão seguindo até então. Espero que todos sigam as recomendações, se cuidem, e que, enquanto isso, a gente possa, com muita humildade, representar as novelas que ficarão fora do ar. Nessas horas, a gente só torce para que tudo dê certo: para que ‘Amor de Mãe’ volte, que todo mundo curta o final, e para que as novelas que entrarão no ar agradem ao público”.

Quinzé (Malvino Salvador), o primogênito de Griselda, dono de atitudes exemplares e bom caráter, mas não investiu nos estudos nem deu muita sorte no amor. Depois de ser abandonado pela esposa, Teodora (Carolina Dieckmann), ele voltou a morar com a mãe e garante seu ganha-pão atrás do balcão do “Tupinambar”.

O filho do meio é Antenor (Caio Castro), um estudante de Medicina. Único entre seus irmãos a ingressar em uma universidade, é motivo de grande orgulho para a portuguesa por sua dedicação ao curso. Apaixonado por Patrícia (Adriana Birolli), Antenor precisa perseguir o status que sua sogra, Tereza Cristina (Christiane Torloni), exige, mas que sua família jamais teve.

Tão batalhadora quanto a mãe é Maria Amália (Sophie Charlot te), a caçula. O olhar meigo, a visão romântica sobre a vida e a delicadeza de suas roupas podem aparentar uma certa distância entre Griselda e a filha, mas as duas são grandes companheiras.

Outros personagens marcantes da trama são o mordomo Crô e sua ‘madame’ Tereza Cristina. Ela se acha a cara da riqueza. Acha não, tem certeza! Tereza Cristina Siqueira de Velmont, uma “socialite sem limites nem pudor”, descrita assim por sua interprete Christiane Torloni.

Tereza Cristina é esposa do chef de cozinha Renê (Dalton Vigh), por quem é apaixonada. Ao lado dele e de seus dois filhos, Renê Júnior (David Lucas) e Patrícia (Adriana Birolli), tem a vida que julga perfeita. Dona de uma bela casa na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, e de um invejado prestígio, a socialite é herdeira da fortuna dos pais e ocupa seu tempo com as mais inusitadas formas de gastar dinheiro.

A chance de circular pelo mundo de luxo e glamour da família Velmont é o que mantém Crô ao lado de sua patroa. Além disso, o mordomo tolera seu temperamento difícil para garantir os estudos de sua sobrinha Vanessa (Milena Toscano), que recebe uma ajuda financeira da vilã.

A jovem frequenta a casa dos Velmont desde criança, pois é uma das melhores amigas de Patrícia. Contudo, os relacionamentos da filha ainda darão muita dor de cabeça para Tereza Cristina. Convencida de que a universitária não sabe escolher suas companhias, a esposa de Renê desconfia de Antenor (Caio Castro), namorado da jovem. Desconfiada, ela avisa: só aceita o rapaz quando conhecer a família dele.

Embora faça de conta que não, Tereza não vive sem seu mordomo, Crô (Marcelo Serrado), responsável por cuidar de seu penteado e de seus cachorrinhos. É ele também quem lhe faz companhia nos deslumbrantes eventos que frequenta, como os desfiles da “Fio Carioca”, grife de moda praia de seu irmão, Paulo (Dan Stulbach), e da esposa dele, a estilista Esther (Julia Lemmertz).

“Eu pude com a Tereza Cristina atuar no gênero da comédia. Eu adoro! Fazer parte dessa novela foi uma oportunidade muito boa. Eles tinham uma carga de vilania, ficavam adoravelmente maus, mas com uma certa leveza. Isso dava para o público um outro tipo de apreciação dos personagens”, diz Cristiane Torloni.

Televisão
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM CULTURA