Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Documentários que lembram os atentados de 11 de setembro estão disponíveis nas plataformas

Confira alguns títulos que mergulham na tragédia causada por terroristas há 20 anos nos EUA

Agência Estado

A leveza de “Come From Away” é uma exceção no tributo aos 20 anos dos ataques  terroristas. A maioria dos canais e plataformas de streaming apostou mesmo nos documentários.

Disponível na Aplle TV+, o longa de Irene Sankoff e David Hein faz homenagem aos 20 anos da queda das Torres Gêmeas, e é uma versão filmada ao vivo do musical da Broadway, tendo como plateia sobreviventes do ataque e trabalhadores da linha de frente contra a covid-19.

O show se baseia em uma história real daqueles dias de terror e caos. Quando ficou  claro que os Estados Unidos estavam sob ataque, o espaço aéreo foi fechado. Todos os voos tiveram de pousar em algum lugar. A pequena Gander, na província canadense de Terra Nova e Labrador, recebeu 38 aeronaves, adicionando de repente quase 7 mil pessoas assustadas à população de cerca de 11 mil  habitantes.

Os 12 atores se revezam entre papéis de moradores locais e passageiros “Vivemos  em  um mundo em que as teorias da conspiração surgem cada vez com mais frequência, seja  sobre o 11 de Setembro ou a covid”, disse Clifford Chanin, vice-presidente executivo do Museu do 11 de Setembro em entrevista por videoconferência. “Então cabe a todos nós contar as histórias de forma correta para realmente mostrar o  que aconteceu, especialmente aos jovens”.

O Apple TV+ também reconstrói praticamente passo a passo as reações do governo ao atentado em “11 de Setembro: No Gabinete de Crise do  Presidente”, de Adam Wishart, que entrevistou George W. Bush e seus assessores mais próximos.

Já a Netflix apresenta “Ponto de Virada: 11/9 e a Guerra contra o Terror”, que volta ao  início da Al-Qaeda nos anos 1980, fala dos ataques e da consequente guerra ao terror, em  cinco capítulos. O serviço de streaming também lançou “Quanto Vale?”, um drama com Michael Keaton no papel de um advogado que luta pelas vítimas.

A série "Guerra Sem Fim”, que está disponível  no Globoplay, com exibição do primeiro episódio neste domingo, 12, às 23h, na GloboNews, traz uma perspectiva brasileira. O  repórter Marcos Uchôa, que  fez coberturas no Paquistão, Iraque, Irã, na Síria e no Líbano,  mostra as consequências do atentado às Torres Gêmeas e ao Pentágono em quatro  episódios.

Para Richard  Eichen, um  dos únicos sobreviventes do 90º andar da Torre Norte, que dá seu depoimento em “World Trade Center: Antes e Depois da Queda”, falar do assunto é fundamental, por mais que seja dolorido. “É muito difícil compreender um evento ainda tão recente de uma perspectiva completa. Creio que quanto mais dados coletarmos hoje, mais os historiadores do futuro vão poder chegar a melhores conclusões”.

Veja outros títulos sobre o assunto:

“11/9: Teorias da Conspiração”
“11/9:  Os Quatro Voos Fatais”
“11/9:  Ataque  ao Pentágono”
“World Trade Center: Antes e Depois da Queda”
“Caçada a Bin Laden:  A Missão  Revelada”

Televisão
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM TELEVISÃO

MAIS LIDAS EM CULTURA