Canal Brasil exibe a série documental "Dossiê Chatô - O Rei do Brasil"

Produção tem sete episódios que passeiam pela vida de Assis Chateaubriand, o homem que construiu um verdadeiro império das comunicações

Redação Integrada
fonte

Estreia nesta segunda-feira, 4, às 16h30, no Canal Brasil, a série documental “Dossiê Chatô – O Rei do Brasil”. Com direção de Walter Lima Jr, os sete episódios da produção passeiam cronologicamente pela vida de Assis Chateaubriand, o homem que construiu um verdadeiro império das comunicações no Brasil e se tornou um dos mais influentes do país.

Personalidades como Millôr Fernandes, Darcy Ribeiro e Fernando Morais comentam detalhes de sua biografia e textos do próprio magnata complementam o roteiro com narração de Lima Duarte. A cada capítulo, é possível conhecer um pouco mais sobre a história desse personagem ímpar, desde a infância, a chegada ao Rio de Janeiro, sua relação com os poderosos do governo e sua caneta sempre em punho como uma metralhadora das mais poderosas.

O documentário procura desvendar a figura intrigante de Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, o menino gago do interior de Pernambuco que se tornou um dos homens mais poderosos do país. A narrativa inclui as perspectivas de populares, e do próprio Chatô, através de alguns de seus textos lidos com emoção por Lima Duarte, seu porta-voz oficial nos últimos anos, para expressar o drama da figura controversa.

O primeiro episódio, "Mais Rápido do que a Fala" faz uma apresentação de Assis Chateaubriand. Sua família, sua infância, sua gagueira no interior de Pernambuco. Sua fascinação pelo jornalismo, sua participação em uma polêmica de José Veríssimo com Sílvio Romero, sua mudança para o Rio de Janeiro. Utilizando fotografias, depoimentos, imagens de arquivo e algumas sequências de ficção, o programa constrói uma narrativa que respeita a cronologia, sem cair em um linearismo excessivo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Televisão
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM TELEVISÃO

MAIS LIDAS EM CULTURA