Telas em Movimento volta às periferias para combater covid-19

O festival de cinema começou no ano passado proporcionando lazer e cultura em bairros periféricos

Bruna Lima
fonte

O Telas em Movimento nasceu no ano passado como festival de cinema para as periferias de Belém e agora volta para ajudar essas localidades no combate ao covid-19. Integrantes do projeto resolveram se unir e criar estratégias como forma de minimizar os problemas causados pela pandemia na região periférica da capital paraense.

Uma das ações é a campanha online, que foi aprovada pelo edital nacional Matchfunding Enfrente, que disponibiliza a plataforma de financiamento colaborativo “Benfeitoria e o Fundo Enfrete”, o qual triplica o valor doado até R$30 mil. As doações podem ser realizadas até o dia 03 de maio através do link

O recurso será destinado aos bairros do Gumá, Jurunas,Terra Firme e ilhas de Belém por meio da distribuição de cestas básicas e kits de higiene, elaboração e distribuição de um manual de prevenção, mobilização de agentes de saúde e campanhas de comunicação comunitária, além de uma cartilha gráfica em audiovisual, que será projetado nas periferias. 

“O objetivo da nossa ação é ajudar  famílias em situação de vulnerabilidade nas periferias de Belém, ao mesmo tempo que combatemos a transmissão do vírus através de ações de comunicação comunitária nos bairros. ”, explicou Ariela Motizuki, uma das realizadoras do projeto. 

Para o projeto, os moradores da periferia serão os mais prejudicados diante desse acontecimento, uma vez que há menor estrutura de cuidados e preservação contra a covid-19. “Não estamos no mesmo barco. É preciso considerar que existem pessoas que estão isoladas bem antes da pandemia, à margem de direitos básicos. Foi difícil falar com as lideranças lá das ilhas esses dias, pois eles estavam sem energia elétrica”, afirmou Joyce Cursino, uma das idealizadoras do projeto.

A Associação Grupo Comunitário Limoeiro, localizado no bairro do Jurunas, será uma das comunidades contempladas com a campanha. No ano passado, integrou o primeiro festival de cinema das periferias da Amazônia, o Telas em Movimento.

A associação realiza ações educativas, culturais e sociais com os moradores da área na busca pela melhoria de nossas condições de vida e trabalho.

“Aqui muitos são trabalhadores informais: manicures, vendedores, açaizeiros. Tem gente que já tá sem comida, tem gente que tem bebê e tá sem fralda”, explica Edina do Socorro, presidente da organização.

Quem quiser ajudar essas comunidades pode fazer a doação por meio do Link para doação do Telas Em Movimento contra a Covid 19

E também pode ser feita a doação de alimentos e itens de higiene para o telefone (91) 98256-1869

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA