Teatro e educação ambiental em espetáculo infantil

'As Aventuras do Mundo Encantado', que conta a história de um macaco cansado dos ataques ao meio ambiente

Lucas Costa
fonte

Alertar o público infantil sobre temáticas que envolvem o meio ambiente e sua preservação, de forma lúdica e educativa, é o objetivo do grupo Os Varisteiros, que leva ao Teatro Experimental Waldemar Henrique o espetáculo “Aventuras do Mundo Encantado”. A apresentação será neste domingo, às 11h.

A narrativa gira em torno da narrativa do Macaco Cheira-Cheira, personagem que tem sua casa derrubada por madeireiros, e então começa a perceber que existe muito mais desrespeito ao meio ambiente do que imaginava. Ele acaba se tornando um defensor do planeta, e traça diálogos com outros personagens como a Cobra Malva, que joga lixo em qualquer lugar; João, o garoto que desperdiça água cada vez que toma banho; e a Dona Maria, que usa canudinho de plástico sem necessidade.

O ator Filipe Marques, que na montagem interpreta diversos personagens, considera primordial a abordagem do tema para o público infantil. “É um processo cíclico, porque um dia alguém me falou e explicou da necessidade de falar do meio ambiente para as gerações futuras, de que é um direito coletivo e protegido constitucionalmente. Então eu tenho dever de repassar hoje o que eu recebi ontem, e a maneira que encontrei junto com meu grupo de abordar e dar algo para o ambiente como recebemos anteriormente, é através do teatro”, explica.

“Aventuras do Mundo Encantado” entretém o público infantil com a técnica do teatro de bonecos, mas atores reais também participam da montagem. Filipe explica que o uso misto de técnicas tem como objetivo aproximar o público.

Atualmente, o planeta apresenta centenas de problemas relacionados ao meio ambiente, como poluição dos rios e mares, desmatamento das florestas e ameaça ao equilíbrio dos ecossistemas. No Brasil, especificamente, há ainda um agravante do descrédito das informações sobre o desmatamento.

A atriz Evy Loyola, que também participa da montagem, acredita que “a responsabilidade de preservação da natureza não é algo restrito do poder público, mas de toda sociedade. Por isso, se faz necessário buscar espaços de interação e intercâmbio com o público que está em fase escolar e que poderá fazer a diferença dentro de casa, na escola e no bairro, alcançando a sociedade toda".

Esta será a estreia do espetáculo em Belém, depois de ter sido apresentado apresentado nas escolas públicas do município de Barcarena.

Agende-se:

Espetáculo “Aventuras no Mundo Encanado”
Data: domingo (18); às 11h;
Local: Teatro Experimental Waldemar Henrique (Praça da República - Avenida Presidente Vargas, 645)
Classificação: Livre
Ingressos: R$ 10 (inteira) / R$ 5 (meia-entrada)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA