Spike Lee receberá título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro; saiba motivo

Estadão Conteúdo

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta terça-feira, 6, um Projeto de Resolução da deputada Dani Balbi (PCdoB), e determinou que o cineasta Spike Lee seja condecorado com o título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro. A medida será publicada no Diário Oficial do Legislativo nos próximos dias.

A ideia vem da relação que o cineasta tem o com o Rio de Janeiro. Spike Lee visitou o estado pela primeira vez em 1995, ao gravar o clipe da canção They Dont Care About Us, de Michael Jackson, parcialmente rodado no Morro Santa Marta. Além disso, em 2014, gravou o documentário Go Brazil Go!, em que entrevistou personalidades como Dilma Rousseff, Lula, Gilberto Gil, Chico Buarque, o grupo Racionais, entre outros.

"Lee é conhecido por sua abordagem provocativa e intransigente a assuntos controversos", declarou a autora do projeto. Segundo ela, já houve conversas com a assessoria do diretor, que deverá receber o título presencialmente no Rio de Janeiro até o final deste ano.

No momento, Spike Lee se prepara para o lançamento de seu próximo filme, Highest 2 Lowest, que será exibido fora de competição no Festival de Cannes no dia 19 de maio. Inspirado em Céu e Inferno, filme de 1963 dirigido por Akira Kurosawa, o longa acompanha um magnata da indústria musical (Denzel Washington) conhecido por ter "os melhores ouvidos do negócio", que é envolvido em uma trama com reféns e se vê dividido em um dilema de vida ou morte.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA