CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

'Sina de Ofélia': música IA inspirada em Taylor Swift é removida do Spotify

Versão da canção atribuída às vozes de Luísa Sonza e Dilsinho ocupava o ranking das mais ouvidas no Brasil

Hannah Franco
fonte

A música "Sina de Ofélia", uma versão brasileira gerada por inteligência artificial (IA) do hit "The Fate of Ophelia" da cantora americana Taylor Swift, foi removida do serviço de streaming Spotify. A faixa, que utilizava vozes atribuídas a Luísa Sonza e Dilsinho, estava entre as mais ouvidas no Brasil e já havia sido derrubada do YouTube.

A criação de "Sina de Ofélia" partiu de uma fã de Luísa Sonza que adaptou a canção de Taylor Swift, aplicando as vozes dos artistas brasileiros via IA. A faixa alcançou o #Top 47 das músicas mais ouvidas no país pelo Spotify antes de ser retirada.

VEJA MAIS

image 'The Fate of Ophelia': o que a música de Taylor Swift tem a ver com Shakespeare?
Ofélia aparece na peça Hamlet, um dos clássicos shakespearianos, como um símbolo da condição feminina diante de um mundo dominado por homens e marcado por traições

image Luísa Sonza surpreende e revela experiências sexuais: 'sou mais vagabunda namorando'
Em entrevista a influenciadora Maya Massafera, a cantora disse que é bastante seletiva, mas que já participou de diversas práticas sexuais diferentes

Não há clareza se a remoção da canção foi realizada pela equipe de Taylor Swift ou pelo próprio Spotify. Em setembro deste ano, a plataforma anunciou a implementação de novas medidas para conter o uso indevido da inteligência artificial (IA) em seu ambiente.

As diretrizes do Spotify visam aprimorar a fiscalização contra spam musical, intensificar a proteção contra imitação de artistas e exigir maior transparência no uso da IA nos créditos musicais. O objetivo, segundo a empresa, não é penalizar o uso criativo da tecnologia, mas sim coibir práticas enganosas que possam prejudicar tanto artistas quanto ouvintes.

“Nosso foco é barrar spam, fraude e clonagem indevida de vozes”, destacou Charlie Hellman, chefe global de música vertical do Spotify, em coletiva. As vozes de Luísa Sonza e Dilsinho na faixa "Sina de Ofélia" também foram geradas por inteligência artificial.

Repercussão e direitos autorais

A letra da música "Sina de Ofélia" é inspirada na personagem Ofélia da peça "Hamlet", escrita por William Shakespeare. Diante da repercussão do uso de IA, Luísa Sonza e Dilsinho não se pronunciaram sobre a possibilidade de gravarem uma versão oficial da canção. É provável que essa versão nunca seja concretizada.

Apesar da polêmica, Luísa Sonza chegou a participar da viralização da canção, gravando um vídeo no TikTok dublando sua parte na música.

 

@luisasonza

 

♬ som original - Pop_natioon

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA