CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Roda de Cinema promove debate sobre o papel do meio ambiente no cinema em Belém

Encontro gratuito promovido pelo CEC da UFPA ocorre em 5 de novembro, na Casa das Artes, e emite certificado

Laura Serejo* e Gustavo Vilhena*
fonte

O Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) promove, no dia 5 de novembro, às 18h30, uma nova edição da Roda de Cinema, com o tema “Cinema e Meio Ambiente”, na Casa das Artes, em Belém. A entrada é gratuita e os participantes poderão solicitar certificado de participação.

A sessão terá apresentação e mediação do professor e pesquisador Marco Antônio Moreira, do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará (UFPA). O encontro propõe uma reflexão sobre como o meio ambiente tem sido representado na história do cinema, desde a invenção do cinematógrafo pelos irmãos Lumière até produções contemporâneas que ampliam o olhar ecológico e estético da sétima arte.

VEJA MAIS

image Selton Mello revela seus quatro filmes favoritos da vida
Embora considere difícil escolher, o ator listou quatro títulos ao Letterboxd

image 'Pânico 7' ganha trailer com retorno de Neve Campbell
Pânico 7 tem estreia marcada para 26 de fevereiro no Brasil, e tem direção e roteiro de Kevin Williamson, criador dos personagens da franquia que foi iniciada com direção de Wes Craven

Debate sobre cinema e meio ambiente

Em entrevista ao Grupo Liberal, o crítico de cinema destacou a importância de discutir o tema às vésperas da COP 30, conferência do clima que será sediada em Belém em 2025.
“A ideia de falar sobre esse tema, neste período que estamos vivendo agora, com a COP e as reflexões sobre o meio ambiente, é muito importante. Porque o cinema, desde o início do século passado, tem filmes e documentários que levantam essas questões e ensinam a debater sobre elas. A proposta dessa roda é contribuir com reflexões sobre a preservação e outros temas ambientais”, explicou o jornalista.

Entre os títulos que serão abordados está o documentário “Koyaanisqatsi: Uma Vida Fora de Equilíbrio” (1982), do cineasta Godfrey Reggio, com trilha sonora de Philip Glass. A obra utiliza imagens e música em montagem experimental para discutir os efeitos da civilização moderna sobre a natureza, inspirando o debate proposto nesta edição.

Conexão com a COP 30

A iniciativa integra a programação cultural que antecipa a COP 30, reforçando o diálogo entre arte, pensamento ecológico e cidadania ambiental. O objetivo é aproximar o público das discussões globais sobre sustentabilidade a partir da linguagem cinematográfica.

Coordenado por Marco Antonio Moreira, o CEC é um projeto de extensão vinculado ao curso de Cinema e Audiovisual da UFPA. Desde 2025, o centro promove ações formativas e atividades voltadas à crítica e à história do cinema.

“Pensar o cinema há muito tempo é pensar o mundo. Quando estimulamos reflexões que vão além do entretenimento e reconhecem o cinema como pensamento e ação, contribuímos para uma formação mais crítica e engajada”, concluiu o pesquisador.

Serviço: Roda de Cinema – “Cinema e Meio Ambiente”

Data: 5 de novembro de 2025
Horário: 18h30
Local: Casa das Artes – Belém (PA)
Entrada gratuita
Emissão de certificado de participação

(*Gustavo Vilhena e Laura Serejo*, estagiários de Jornalismo, sob supervisão de Abílio Dantas, coordenador do núcleo de Cultura)

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA