Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Roberta Carvalho imersa no 3D e realidade aumentada na floresta

Exposição "Roberta Carvalho: Resiste!' está disponível para ser acessada no site do Sesc SP

O Liberal

A artista visual paraense Roberta Carvalho é a convidada da mostra digital Ofício: Web, em cartaz no ambiente digital do Sesc Pompeia, até o dia 27 de setembro, com acesso pelo site anexa.sescsp.org.br/oficio. Com curadoria do artista, Fernando Velázquez, a ocupação na plataforma digital propõe uma experiência imersiva em realidade virtual 360° e realidade aumentada e foi batizada como Roberta Carvalho: Resiste!

A artista desenvolve trabalhos na área de imagem, vídeo e intervenção urbana. Na plataforma, o público é convidado a mergulhar em uma floresta digital construída em 3D composta por diversos elementos da Amazônia que coabitam e revelam a força e a importância da Floresta Amazônica como potência de vida. “A primeira imagem desse trabalho que traz a floresta em chamas, até pela própria natureza desse projeto, é um trabalho imersivo com vídeo em 360 graus, onde você começa a assumir o ponto de vista da câmera. A ideia é trazer uma experiência dessa sensação de sufocamento. De alguma forma tentar fazer com que a pessoa que está interagindo com a obra possa sentir um pouco isso”, explica a artista.

Na mostra digital, a arte cumpre um papel fundamental de convidar o público a refletir sobre questões atuais, como a queimada das florestas. “De alguma forma provocar a empatia ao ter a sensação de estar ali presenciando aquelas chamas e vivenciando essa catástrofe que a gente está vivendo. Sabemos que estamos passando por um momento muito sério e importante e é preciso olhar as mudanças climáticas planetárias. Estamos vivendo uma situação única nos últimos tempos e precisamos olhar para isso com muita cautela. Realmente parar e observar o caminho que está sendo trilhado. Ao longo de décadas ele não é sustentável, ele não sustenta a própria vida humana no planeta”, avalia Roberta.

Em um segundo momento, a mostra traz imagens da floresta com frases de impacto. Uma delas diz “hidrelétrica movida a lágrimas”. “Essas frases começam a aparecer como projeções naquela mata, mimetizando o trabalho que realizo de projeções, que envolve imagens, envolve comunidades, envolve textos. Já trabalho isso fora da questão virtual, mas nessas projeções resolvi trazer isso também para dentro da realidade virtual. Essas frases trazem uma certa potência do que é a Amazônia, do quanto a própria natureza, a força dos rios e a força da mata resistem”, resume.

Roberta é a segunda artista convidada do projeto Ofício:Web que, desde julho, convoca artistas a explorarem o uso da web e do ambiente digital como suporte para a produção de suas obras.

As próximas mostras são assinadas pelas criadoras digitais Aleta Valente (de 28/9 a 8/11) e Raquel Kogan (de 9/11 a 20/12) - a primeira mostra digital que ficou em cartaz nessa plataforma foi Combater ficção com ficção, com publicações do acervo do @newmemeseum, perfil anônimo no Instagram.

Agende-se: Mostra Ofício: Web:

Roberta Carvalho: Resiste.

Até o dia 27 de setembro. Local: anexa.sescsp.org.br/oficio /Sesc Pompeia sescsp.org.br/pompeia

 

Palavras-chave

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA