CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Carnaval do Rio de Janeiro: quais foram os sambas-enredo das escolas de samba 2023?

Conheça os sambas-enredo que as escolas do Rio de Janeiro levaram para a Marquês de Sapucaí e relembre quem foi a campeã

Gabriel Bentes
fonte

Todos os anos, durante o carnaval, as escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro surpreendem na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, com seus sambas-enredo, que dita a estética das fantasias, músicas e estruturas apresentadas no sambódromo carioca.

Em 2023, as escolas Beija-Flor, Grande Rio, Imperatriz, Mangueira, Mocidade Independente de Padre Miguel, Paraíso do Tuiuti, Portela, Porto da Pedra, Salgueiro, Unidos de Vila Isabel, Unidos do Viradouro, Unidos da Tijuca, que compõem o grupo especial do evento carnavalesco, levaram para a passarela temas conceituais e marcantes. Abaixo, confira quais foram os sambas-enredo das escolas de samba 2023 do Rio de Janeiro.

VEJA MAIS

image Quais foram os temas das escolas de samba 2023 de São Paulo?
Escola de samba Mocidade Alegre foi a grande campeã do carnaval 2023 de São Paulo; relembre os enredos

image Sapucaí: saiba quanto custa casar na passarela do Samba, no Rio de Janeiro
Casar na Sapucaí inclui a possibilidade de reservar o sambódromo e escolher entre a Praça da Apoteose, o Museu do Carnaval, a pista de desfiles ou as arquibancadas

image Fafá de Belém será homenageada por escola de samba de São Paulo em 2024
Enredo "Fafá, a Cabocla Mística em Rituais da Floresta” foi escolhido pela Império de Casa Verde. Em 2023, a escola azul e branco ficou em terceiro lugar no grupo especial do carnaval de São Paulo.

Samba-enredo Beija-Flor 2023

"Brava Gente! O grito dos excluídos no bicentenário da Independência”. Ao contrário do que pensam, a Escola vai contar a história da Independência da Bahia, ao invés do Brasil. O samba defendido por Neguinho fará dueto com a cantora Ludmilla.

Desfile completo

Samba-enredo Grande Rio 2023

“Ô Zeca, o pagode onde é que é? Andei descalço, carroça e trem, procurando por Xerém, pra te ver, pra te abraçar, pra beber e batucar!”. Homenagem a Zeca Pagodinho e a Xerém. Destaque para o samba.

Desfile completo

Samba-enredo Imperatriz Leopoldinense 2023

“O aperreio do cabra que o Excomungado tratou com má-querença e o Santíssimo não deu guarida”. A Escola contou a história de quando Lampião morreu e foi para o inferno e para o céu, inspirada no cordel. O samba tem sido destacado pela ousadia.

Desfile completo

Samba-enredo Mangueira 2023

“As Áfricas que a Bahia canta”. Com a musicalidade sendo um destaque, a Escola retratou a história sobre o protagonismo feminino - sendo o tema protagonista -, racismo e como isso foi transformado em Carnaval. Apresentar a musicalidade baiana com base nos cortejos afros.

Desfile completo

Samba-enredo Mocidade Independente de Padre Miguel 2023

“Terra de meu Céu, Estrelas de meu Chão”. Propôs uma viagem ao Alto do Moura, em Caruaru, e homenagear o Mestre Vitalino.

Desfile completo

Samba-enredo Paraíso do Tuiuti 2023

“O Mogangueiro da Cara Preta”. Narrou a história de como o búfalo chegou a Ilha de Marajó, no Pará. A Escola fez uma exaltação ao Pará e levou um samba animador.

Desfile completo

Samba-enredo Portela 2023

“O azul que vem do infinito”. Contou o centenário da escola passeando pela história e os principais personagens. O enredo da Escola foi uma autocelebração.

Desfile completo

Samba-enredo Salgueiro 2023

“Delírios de um paraíso vermelho”. Falou sobre a valorização da liberdade de expressão e mostrar como cada um pode construir o paraíso. Também homenageou o carnavalesco Joãosinho Trinta, em uma autoreferência. 

Desfile completo

Samba-enredo Unidos do Porto da Pedra 2023

“A Invenção da Amazônia: Um delírio do imaginário de Júlio Verne".

Desfile completo

Samba-enredo Unidos de Vila Isabel 2023

“Nessa festa eu levo fé”. A Escola celebrou a origem das festas religiosas mais famosas do Brasil e trouxe um samba que pode crescer na avenida.

Desfile completo

Samba-enredo Unidos do Viradouro 2023

“Rosa Maria Egipcíaca”. Narrou a história da fascinante Rosa Courana, a primeira mulher negra a escrever um livro no Brasil, morta em 1771 sob cárcere da Inquisição. O samba foi celebrado como o mais ousado.

Desfile completo

Samba-enredo Unidos da Tijuca 2023

“É Onda Que Vai… É Onda Que Vem… Serei a Baía de Todos Os Santos a Se Mirar No Samba da Minha Terra”. Trouxe a história, musicalidade, beleza e cultura da Baía de Todos os Santos com um bom samba. O desfile retratou os tupinambás, caboclos, tal como os orixás e santos. 

Desfile completo

Quem foi a escola Campeã do carnaval do Rio de Janeiro em 2023?

Em 2023, a Escola Imperatriz Leopoldinense foi a campeã do Grupo Especial, conquistando seu nono título na elite do carnaval. A conquista quebrou o jejum de 22 anos sem ganhar.

Apuração completa

(*Estagiário de jornalismo Gabriel Bentes sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de OLiberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA