CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Projeto homenageia e incentiva mulheres empreendedoras da gastronomia no Brasil

Parceria entre o 99Food, Instituto Brasil a Gosto, Datafolha e Ipsos faz um passeio pela alimentação brasileira e valoriza mulheres empreendedoras no segmento alimentício

O Liberal

Mulheres, empreendedoras e corajosas, são muitas as dificuldades enfrentadas por elas, principalmente na pandemia. Por isso, em parceria com o Instituto Brasil a Gosto, a empresa 99Food criou o projeto “Cozinheira & Brasileira”, que tem como objetivo reconhecer, incentivar e homenagear as mulheres empreendedoras brasileiras que atuam no segmento da gastronomia. Para o projeto, a 99Food também encomendou uma pesquisa, realizada pelo Instituto Datafolha e Ipsos, que apontou uma série de costumes culinários desenvolvidos pelos brasileiros em aplicativos de delivery.

Na pesquisa encomendada, a empresa pôde observar que 83% dos entrevistados possuem o hábito de comer pratos típicos dos seus próprios estados. Entre as regiões estudadas, o Nordeste é o que mais consome seus próprios pratos típicos. Em seguida vem a região Sul. Dentre vários motivos para a preferência, o estudo chegou à conclusão de que as pessoas buscam valorizar a própria cultura como uma forma de afeto e de aproximação aos familiares.

O projeto estará presente dentro do aplicativo do 99Food, para o diretor-executivo da empresa, Danilo Mansano, o objetivo maior é a valorização. "Nosso objetivo aqui na 99Food é valorizar os pequenos e médios empreendedores e com isso a gastronomia de cada região. Nossa estratégia de negócio está em expandir para cidades pequenas e médias com uma clara proposta de valor para nossos parceiros. Aliamos a estratégia voltada para as pequenas e médias empreendedoras com uma narrativa emocional para nos conectarmos com nossos parceiros e consumidores. Para isso, foi importante trazer o Instituto Brasil a Gosto com a expertise deles em valorizar a cozinha regional brasileira, suas técnicas, saberes e produtos, além de conectar com a realidade dos fogões e das casas para a realização do projeto”, explicou.

A 99Food já está ativa em mais de cinquenta cidades espalhadas pelo Brasil e percorreu as regiões procurando histórias marcantes e emocionantes de mulheres que viram na culinária uma válvula de escape para todas as dificuldades sociais e financeiras. Principalmente com o foco na gastronomia local. Através de um site, o “Cozinheira & Brazileira” irá disponibilizar aos usuários uma série de receitas de pratos típicos de diferentes regiões (Salvador, Recife, Manaus, Belo Horizonte, Porto Alegre e Goiânia). Vale destacar que todas essas receitas estão interligadas com histórias de famílias e tradição, preparadas pelas mãos de mulheres corajosas e empreendedoras.

O projeto também traz um filme manifesto e uma websérie (em processo de produção). Na obra, as cozinheiras vão dividir um pouco de suas histórias sobre o preparo de pratos que as tornaram pequenas empreendedoras e contar por que a cozinha foi o caminho encontrado para a geração de renda da família.

Danilo reforça a importância da pesquisa encomendada para o resultado final do projeto. “Fomos em busca do Instituto Brasil a Gosto, que é uma referência. Sua razão de existir tem tudo a ver com a proposta do Cozinheira & Brasileira: lutar para que a autêntica cozinha brasileira, arraigada em técnicas, saberes e produtos, seja uma realidade nos fogões e nas mesas de todas as casas do país”, concluiu.

Valdineia Ribeiro da Silva, de Belo Horizonte e dona do restaurante “Amigas Marmitaria” não esconde o sorriso pela oportunidade. “Comecei a trabalhar com sete anos fazendo almoço para minha mãe na roça. Depois que eu me separei, decidi cozinhar para fora. Consegui a minha independência e hoje estou muito feliz assim, faço vários pratos, inclusive as especialidades mineiras”, contou orgulhosa.

Maria José de Araújo, de Recife e dona do restaurante “Quentinhas de Mainha” é outra mulher guerreira participante do projeto. “Sempre tive a casa cheia de amigos que adoravam a minha comida, trabalhei como empregada muitos anos. Precisei de muita coragem e garra para montar tudo sozinha e ainda sair pela rua distribuindo panfleto para fazer clientela. No início, cozinhava em casa e minhas filhas faziam as entregas, aluguei um ponto e conto com a parceria do 99Food”, relatou.

O site do projeto será atualizado na medida em que novas parcerias. O intuito é promover cada vez mais essas trabalhadoras e valorizar a cadeia de pessoas responsáveis poir abastecer todos os dias a mesa dos brasileiros.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA