Projeto continuará levando oficinas de arte para alunos das escolas públicas de Barcarena

Crianças e adolescentes aprenderão dança, música, teatro, pintura, fotografia desenho

Bruna Lima e assessoria
fonte

O projeto Ciranda Cultural retorna com as oficinas para crianças e adolescentes no município de Barcarena, matriculadas nas escolas públicas de ensino Fundamental. No primeiro semestre deste ano, um total de 460 estudantes receberam a formação em dança, música, teatro, pintura, fotografia e desenho.

A expectativa é que outras onze escolas de bairros populares   recebam as oficinas a partir do final de setembro.  O objetivo do projeto é levar ações de promoção da cidadania por meio da cultura aos alunos de escolas onde a demanda de atividades culturais é detectada.

Nas oficinas de dança, é dado destaque para as modalidades regionais e contemporâneas. Na arte percussiva, os participantes serão despertados para a produção de instrumentos a partir de material reciclado.

O projeto tem ainda introdução às técnicas de desenho, pintura, artes circenses e teatro. Todas as atividades são desenvolvidas por profissionais em sua maioria contratados no próprio município, cumprindo meta de movimentar a economia criativa local com geração de renda.

Segundo a coordenadora local do Ciranda Cultural, Patrícia Ventura, os resultados têm sido animadores. “O retorno que a gente tem das escolas é que há grande aceitação entre os estudantes e mudança de comportamento”, diz.

Conforme Patrícia, a melhoria se deve ao desenvolvimento de novas habilidades. “Através das oficinas, do contato com as artes, o aluno passa a desenvolver o seu olhar, a aprender técnicas que podem despertar esses jovens a se aprofundarem nos cursos”.

Os trabalhos produzidos nas oficinas serão expostos em uma mostra prevista para o final do ano, em espaço público de Barcarena. No site da Namazonia estão disponíveis os registros das edições anteriores do projeto.

Trajetória - o Ciranda Cultural existe desde 2019 e tem o objetivo de contribuir para a inclusão social e do exercício dos valores de cidadania, por meio das práticas artístico-culturais em torno do ensino/aprendizado e da capacitação de professores e alunos da rede pública de ensino e público em geral.

O projeto é uma iniciativa da Organização Não Governamental Namazônia em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e apoio de empresas através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio de Santos Brasil, Wilson.Sons e TK Elevator.

Durante o primeiro semestre, segundo a coordenadora local do projeto, Patrícia Ventura, vinte e duas oficinas foram realizadas em Barcarena, com atendimento de 460 alunos distribuídos em 14 escolas e 03 CRAS.

Além de escolas municipais, o projeto oferta também oficinas aos usuários dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

Serviço

Projeto Ciranda Cultural

De maio a dezembro de 2022 em Barcarena (PA)

Parceria: Prefeitura Municipal de Barcarena, Camara Municipal, SEMED, SEMAS Patrocínio: Grupo Santos Brasil, Wilson Sons e TK Elevator por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA