CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Pianista Maria Helena Andrade lança CD 'Miscelânea brasileira' no Santo Alexandre

A pianista belenense atualmente mora no Rio de Janeiro, mas retorna a capital para lançar hoje, 6, às 18h na Igreja de Santo Alexandre

Emanuele Corrêa
fonte

O piano faz parte da história da musicista Maria Helena Andrade há 70 anos, ao longo de sua trajetória atuou no Pará e em outros estados brasileiros. A belenense atualmente mora no Rio de Janeiro, mas retorna a capital para lançar hoje, 6, às 18h na Igreja de Santo Alexandre, na praça Frei Brandão, na Cidade Velha, o CD "Miscelânea brasileira", em uma apresentação de recital solo, com entrada gratuita.

A pianista e professora de música diplomou-se pelo Conservatório Carlos Gomes, fez parte do corpo docente do estabelecimento e foi diretora interina. Participou do coral "Ettore Bosio", integrou concertos sob a regência de João Bosco da Silva Castro, Waldemar Henrique e Nelson Nilo Hack. Além do Duo Pianístico da UFPa, que atuou no Pará e em outros estados, participou da Rede Nacional da Música (FUNARTE) e publicou Bach- A Arte da Fuga e Beethoven- obra para piano a quatro mãos.

"Entrei [no Conservatório] com 5 anos, aos 6 me apresentei pela primeira vez em público, no palco do Theatro da Paz, em evento organizado pelo Conservatório. Fui professora do Conservatório, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Pro Arte, Rio. Devo a minha formação ao meu amado pai, Daniel Coelho de Souza que tomou a iniciativa de me colocar no Conservatório e me incentivava, com a sua presença em todas as minhas apresentações. À querida professora Amélia Dóris Azevedo, que me transmitiu, com imensa competência e dedicação, o amor pela música. Não posso esquecer da influência decisiva da inesquecível professora Helena Coelho Cardoso e do pianista Oriano de Almeida, excepcionais artistas", disse relembrando as influências para seguir no piano.

image Sobre o CD intitulado "Miscelânea brasileira", Maria Helena comenta que divulga a música brasileira, traz a diversidade cultural. E, como curiosidade, diz que o CD foi pensado durante a pandemia e a música a ajudou a ultrapassar os momentos difíceis. (Reprodução / Divulgação)

Sobre o CD intitulado "Miscelânea brasileira", Maria Helena comenta que divulga a música brasileira, traz a diversidade cultural. E, como curiosidade, diz que o CD foi pensado durante a pandemia e a música a ajudou a ultrapassar os momentos difíceis. "Evoca a nossa diversidade, maior responsável pela nossa riqueza cultural. Tenho a honra de incluir dois compositores paraenses - 'Oriano de Almeida', que me dedicou uma das músicas, e o grande e queridíssimo 'Waldemar Henrique'. Dois cariocas, 'Guerra Peixe' e 'Chiquinha Gonzaga'; dois paulistas, 'Osvaldo Lacerda' e 'Zequinha de Abreu'. Também há diversas peças de 'Villa-Lobos', músico do mundo", destacou o repertório.

Um traço de outros trabalhos, conta a pianista, é a presença constante de musicistas brasileiros. "Toco dos Barrocos aos compositores contemporâneos. Mas todos os meus CDs, tanto em solo, quanto em Duo e Trio são do repertório brasileiro. Acho importante  divulgar a música brasileira", arguiu.

Maria Helena agradeceu a Fundação Carlos, pelo convite de participar do XXXIV Festival Internacional de Música do Pará. "Grande honra e alegria... Gostaria de agradecer  imensamente à professora Glória Caputo, excelente pianista, que optou por  e dedicar de corpo e alma à formação musical das crianças e dos jovens paraenses", pontuou.

A pianista incentiva o público a assistir ao recital e, também, deixa uma mensagem sobre a música e o tempo, que em sua visão "jamais será tarde" para começar na música. "Gostaria de convidar a todos para o meu recital neste domingo, 6, às 18h, em Santo Alexandre, com entrada franca. É um belo espaço da nossa querida Belém", reforçou.

"Aos pais e ou responsáveis pelas crianças, diria que não deixem de introduzi-las no mundo mágico dos sons. Aos adultos em geral, que tenham a certeza de que jamais será tarde. O esforço será recompensado infinitamente. Temos a felicidade de contar, em nossa cidade, com excelentes e dedicados professores", finalizou.

 

Serviço

Evento: recital solo da pianista Maria Helena Andrade, lançamento do CD ""

Data: 6 de novembro, domingo

Horário: 18h

Entrada: Franca

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA