Uýra Sodoma vence maior premiação racial da América Latina
A ganhou na categoria 'Arte em Movimento' do Prêmio Sim à Igualdade Racial

A amazônida Uýra Sodoma venceu o maior prêmio racial da América Latina. Uýra foi uma das vencedoras da 6ª edição do ‘Prêmio Sim à Igualdade Racial’ transmitido em trechos pela TV Globo, no último domingo (28). A entidade híbrida amazônica vivida pela artista trans indígena e bióloga foi escolhida na categoria "Artes em Movimento".
O Prêmio Sim à Igualdade Racial é concedido pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) para principais nomes de pessoas, empresas, instituições e iniciativas que atuam ativamente pela igualdade racial no Brasil, causando impacto positivo nas comunidades preta e indígena.
O evento foi realizado no Teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro, e transmitido pela TV Globo após o Fantástico, no último domingo. A temática da premiação deste ano "Origens e Raízes" buscou unir ancestralidade, natureza e futuro, ao conectar as culturas indígenas e africanas com foco em suas mitologias. A direção geral foi de Luana Génot e Tom Mendes.
VEJA MAIS
Outros vencedores deste ano foram o jornalista Rene Silva, na categoria ‘Raça em Pauta‘; Família Quilombo em ‘Influência e Representatividade‘; a a vice-presidente do Ifood Impacto Social Luana Ozemela, em ‘Liderança’.
Quem é Uýra Sodoma?
A perfomer Uýra Sodoma tem se destacado no cenário artístico nacional e internacional. Ela foi o destaque do filme “Uýra - A Retomada da Floresta”, dirigido por Juliana Curi e escrito por Martina Sönksen e Uýra Sodoma, que foi eleito o melhor longa metragem documental no mais importante Festival LGBTQIA+ do mundo - o Frameline Amazon Audience Award Winner.
Veja a lista completa dos vencedores:
Categoria: Arte em Movimento – Uýra Sodoma
Categoria: Raça em pauta – Rene Silva
Categoria: Influência e representatividade digital – Família Quilombo
Categoria: Educação e oportunidades – Acessibilindígena
Categoria: Intelectualidade – Davi Kopenawa
Categoria: Inspiração – Cristine Takuá
Categoria: Liderança – Luana Ozemela
Categoria: Trajetória empreendedora – Sol Terena
Categoria: Comprometimento Racial – Mover
Categoria: Antirracismo Ambiental (homenagem) – Francisca Arara
Categoria: Liderança Internacional (homenagem) – Robert F. Smith
Categoria: Destaque publicitário – Marvel
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA